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dc.contributor.authorLima, Larissa Henrique Melo de Sousa-
dc.date.accessioned2017-05-26T16:59:53Z-
dc.date.available2017-05-26T16:59:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Larissa Henrique Melo de Sousa. Educação física escolar e sua contribuição para a diminuição da obesidade infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 30 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10832-
dc.description.abstractIntrodução: Nos últimos anos o número de indivíduos com sobrepeso e obesidade vem sendo aumentado significativamente. Considera-se como uma epidemia de proporções mundiais, tendo sido reconhecida como doença e uma questão de saúde pública. Tal afirmação se refere principalmente pelo seu crescimento assustador que vem atingindo pessoas de ambos os sexos, todas as idades, raças e classes econômicas, em diversos países do mundo. Objetivo: Analisar como a Educação Física escolar pode contribuir para a diminuição da obesidade infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Material e Métodos: O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e Lilacs onde foram selecionados artigos científicos do período de 2000 a 2016. Revisão da Literatura: A obesidade define-se como o excesso de acúmulo de gordura em regiões específicas ou no corpo todo. Considerada como uma afecção metabólica complexa que resulta, fundamentalmente, do desequilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico. É uma doença complexa e multifatorial que envolve a interação de fatores fisiológicos, comportamentais e social. Considerações Finais: Infelizmente os alunos da educação física escolar realizam pouco movimento sistematizado, não possuindo relevância no combate à obesidade infantil, por esse motivo verificou-se a necessidade de outros estudos acerca da obesidade infantil escolar, analisando os meios de intervenção, prevenção, causas e fatores da doença.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-16T17:15:05Z No. of bitstreams: 1 21464449.pdf: 1141558 bytes, checksum: d7b0069483ac2a350023ec369b418f48 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T16:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21464449.pdf: 1141558 bytes, checksum: d7b0069483ac2a350023ec369b418f48 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectObesitypt_BR
dc.subjectOverweightpt_BR
dc.subjectPhysical education schoolpt_BR
dc.titleEducação física escolar e sua contribuição para a diminuição da obesidade infantil nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
dc.description.notasIntroduction In recent years the number of overweight and obesity has been increased significantly. It is considered as an epidemic of global proportions, having been recognized as a disease and a public health issue. This statement refers primarily for its frightening growth that has reached people of both sexes, all ages, races and economic classes in several countries.Objective: Analyze how the school physical education can contribute to the reduction of childhood obesity in the early years of elementary school. Material and Methods: This study was conducted through a literature review featuring this work as an exploratory research with a qualitative approach. Google Scholar databases were consulted, Scielo, Pubmed and Lilacs which were selected papers from 2000 to 2016. Literature Review: Obesity is defined as excess accumulation of fat in specific regions or the whole body. Considered as a complex metabolic disorder that results fundamentally the imbalance between energy intake and energy expenditure. It is a complex and multifactorial disease that involves the interaction of physiological factors, behavioral and social. Results: Conclusions: Unfortunately the students of physical education held little systematic movement, having no relevance in combating childhood obesity, For this reason there is a need for further studies about the school child obesity. analyzing the means of intervention, prevention, causes and factors of the disease.pt_BR
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