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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10842
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Apolinário, Silvia Menicucci de Oliveira Selmi | - |
dc.contributor.author | Moreira, Kym Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T17:46:33Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T17:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Kym Costa. Acordos de céus abertos: uma análise de realidade brasileira. 2016. 102 f. Monografia (Graduação).Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10842 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o propósito de examinar o entendimento do conceito de céus abertos no Brasil por meio de uma análise histórica do desenvolvimento da aviação nos níveis nacional e internacional, bem como a construção e aplicação desse conceito a partir de um espectro liberal tendo os Estados Unidos como protagonista. Paralelamente, a partir da observação dos acordos Estados Unidos-União Europeia e Estados Unidos-Chile serão abordadas perspectivas sobre o impacto do modelo à realidade brasileira. Para alcançar esse propósito serão feitas relações entre as agendas para aviação ao longo dos anos com obras de autores realistas como Morgenthau, Herz e Carr, contrapondo-as com a Interdependência complexa de Nye e Keohane, a crítica protecionista de Bhagwati, considerações de Karl Polanyi sobre economia e sociedade, e o entendimento de Robert Gilpin sobre economia global e doméstica e sistema hegemônico. Finalmente, ponderar-se-á o impacto econômico a médio prazo da aplicação de céus abertos entre o Brasil e os países com os quais já existam tratativas para acordo dessa natureza. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-17T17:21:08Z No. of bitstreams: 1 21262901.pdf: 2453595 bytes, checksum: 0842fa52d82f5d4f29a2bcb8629cfa3b (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-26T17:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21262901.pdf: 2453595 bytes, checksum: 0842fa52d82f5d4f29a2bcb8629cfa3b (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Céus abertos | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject | Aviação civil | pt_BR |
dc.subject | Indústria aeronáutica | pt_BR |
dc.subject | Aviação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Open skies | pt_BR |
dc.subject | Air Transport | pt_BR |
dc.subject | Civil aviation | pt_BR |
dc.subject | Aerospace industrie | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Aviation | pt_BR |
dc.title | Acordos de céus abertos: uma análise de realidade brasileira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.description.notas | This paper aims to examine the understanding of the concept of open skies in Brazil through a historical analysis of the development of aviation in the national and international levels, as well as the construction and application of this concept from a liberal spectrum with the United States in the main role. It also seeks to address potential impacts of the open skies model to the Brazilian reality through the analysis of similar agreements between the United StatesEuropean Union and United States-Chile. In order to do that, it will connect the agendas for aviation over the years to postulates of realistic authors such as Morgenthau, Herz and Carr, contrasting them with Nye and Keohane's complex interdependence perspective, Bhagwati's protectionist critique, Karl Polanyi considerations on economy and society, and Robert Gilpin's understanding of global and domestic economies and hegemonic systems. Finally, it will attempt to estimate the medium-term economic impact of the application of open skies between Brazil and countries with which agreements of this kind are already in negotiation. | pt_BR |
Appears in Collections: | REL - Graduação |
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