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dc.contributor.advisorFonteles, Gabriel Mattos-
dc.contributor.authorBritto, João Matheus Ribeiro Costa-
dc.date.accessioned2017-05-26T18:14:40Z-
dc.date.available2017-05-26T18:14:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRITTO, João Matheus Ribeiro Costa de. "A hora mais escura": a mulher, a defesa e a segurança nas relações internacionais . 2016. 62 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10848-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta-se como o estudo analítico de uma obra cinematográfica através da teoria feminista das Relações Internacionais. A obra escolhida é o filme de 2012 “A Hora Mais Escura”, dirigido por Kathryn Bigelow, primeira mulher a vencer o Oscar de Melhor Direção na história do cinema. A pesquisa busca a identificação de estereótipos hollywoodianos de representação feminina nas personagens apresentadas durante o filme e sua proximidade com a realidade das mulheres inseridas no processo de tomada de decisões das relações internacionais. A análise preocupa-se também com os posicionamentos das personagens e sua relação com os conceitos de empoderamento, bem como da forma a qual é executado tal poder. O trabalho propõe-se a relacionar as mensagens encontradas na representação feminina com a teoria escolhida, através da interpretação dos signos presentes na obra. Por tratar-se de um filme concebido por uma mulher, a análise encontra elementos que denunciem diferenças em relação à forma hollywoodiana tradicional de se fazer cinema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-17T17:59:40Z No. of bitstreams: 1 21343275.pdf: 912492 bytes, checksum: 40fd7381782a8b1e8b5199f6ccbde2c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-26T18:14:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21343275.pdf: 912492 bytes, checksum: 40fd7381782a8b1e8b5199f6ccbde2c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T18:14:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21343275.pdf: 912492 bytes, checksum: 40fd7381782a8b1e8b5199f6ccbde2c4 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectKathryn Bigelowpt_BR
dc.subjectInternational relationspt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectKathryn Bigelowpt_BR
dc.title"A hora mais escura": a mulher, a defesa e a segurança nas relações internacionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasThe following work presents itself as an analysis of a film through the International Relations Feminist theory. The chosen movie is the 2012 “Zero Dark Thirty”, directed by Kathryn Bigelow, who was the fisrt woman to win the Oscar for Best Director in the history of cinema. This research seeks to identify Hollywood stereotypes of female representation in the characters presented during the film and the proximity to the reality of women inserted in the decision-making processes at the international relations area. The analysis is also concerned with the positions in which the characters are represented, and their relation with the concepts of empowerment, as well as the form such power is executed. The present work porposes itself to relate the messages found in the representation of females with the chosen theoy, through the interpretation of the movie signs. Because it is a movie directed by a woman, the analysis find elements that shows a difference between this movie and the form of making traditional Hollywood movies.pt_BR
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