Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10852
metadata.dc.type: TCC
Title: Abordagem construtivista como panorama analítico da política externa dos Estados Unidos no pós-11 de setembro
Authors: Souto, Ludmylla Almeida de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Arruda, Aline Maria Thome
Abstract: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a mudança na política externa dos Estados Unidos (EUA) no período pós-11de setembro de 2001. Tal investigação se dará com base na perspectiva construtivista, mais especificamente a abordagem de Alexander Wendt. A utilização desta abordagem se faz necessária uma vez que se pretende analisar em que medida as alterações que decorreram no período pós-atentados terroristas de 2001 afetaram as percepções da sociedade estadunidense e como a agenda internacional poderia ser influenciada por essas novas percepções. Desta forma, dados estatísticos, de entrevistas e pesquisas de opinião feitas com cidadãos estadunidenses, utilizadas como dados secundários, e divulgadas em relevantes meios de mídia, serão utilizados para dar base à análise. Portanto, buscar-se-á relacionar a reação generalizada da população dos EUA, com as medidas de política externa tomadas pelas administrações dos ex-presidente George W. Bush, e, consequentemente, pelo presidente Barack Obama.
Keywords: Perspectiva construtivista
Pós -11 de setembro
Estados Unidos
Política externa
Construtivist perspective
Post - September 11
United States
Foreign policy
Citation: SOUTO, Ludmylla Almeida de Souza. Abordagem construtivista como panorama analítico da política externa dos Estados Unidos no pós-11 de setembro, 2016, 56 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10852
Issue Date: 2016
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21241186.pdf882.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.