Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Clara Lilá Gonzalez-
dc.contributor.authorSouza, Ludmila Stoimenof de-
dc.date.accessioned2017-05-26T20:20:55Z-
dc.date.available2017-05-26T20:20:55Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSOUZA, Ludmila Stoimenof de. A educação compensatória no multiculturalismo educacional. 2005. 38 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10877-
dc.description.abstractA distância no aprendizado da língua legítima traz o obstáculo da discriminação muitas vezes existente na relação professor-aluno. O docente não admite a linguagem não-padrão do aluno e perpetuando as desigualdades perpetuam-se e o marginalizam dentro da vida escolar. Ao se ver o professor como fonte de pesquisa diante da sociedade brasileira, ter-se-á a oportunidade de desvendar a história que possa colaborar para que se chegue a algumas conclusões relativas à valorização do profissional da educação no Brasil de hoje. Para se alcançar este propósito precisar-se-á analisar a origem da educação brasileira. Importante e inevitável é se pensar no Brasil e saber que antes da chegada dos portugueses já havia moradores aqui, ou seja, os índios nativos. Eles já possuíam uma educação voltada para suas necessidades sociais, baseada na transmissão de seus valores culturais. Este estudo aborda e defende a posição na qual a escola precisa ser transformadora capacitar-se para atender às exigências e necessidades dos alunos, procurando contribuir para prepará-los no atendimento às demandas sociais existentes. A prática pedagógica não deve ignorar as múltiplas variáveis – econômicas, sociais, políticas e culturais – cabendo-lhe solucionar o fracasso escolar das camadas populares na instituição do ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-05-25T19:06:44Z No. of bitstreams: 1 50001106.pdf: 196723 bytes, checksum: 2405388d662804af6b2b09aabe426fa6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-26T20:20:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50001106.pdf: 196723 bytes, checksum: 2405388d662804af6b2b09aabe426fa6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T20:20:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50001106.pdf: 196723 bytes, checksum: 2405388d662804af6b2b09aabe426fa6 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectObstáculopt_BR
dc.subjectConclusãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectNecessidade socialpt_BR
dc.titleA educação compensatória no multiculturalismo educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50001106.pdf192.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.