Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Clara Lilá Gonzalez | - |
dc.contributor.author | Souza, Ludmila Stoimenof de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T20:20:55Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T20:20:55Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ludmila Stoimenof de. A educação compensatória no multiculturalismo educacional. 2005. 38 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10877 | - |
dc.description.abstract | A distância no aprendizado da língua legítima traz o obstáculo da discriminação muitas vezes existente na relação professor-aluno. O docente não admite a linguagem não-padrão do aluno e perpetuando as desigualdades perpetuam-se e o marginalizam dentro da vida escolar. Ao se ver o professor como fonte de pesquisa diante da sociedade brasileira, ter-se-á a oportunidade de desvendar a história que possa colaborar para que se chegue a algumas conclusões relativas à valorização do profissional da educação no Brasil de hoje. Para se alcançar este propósito precisar-se-á analisar a origem da educação brasileira. Importante e inevitável é se pensar no Brasil e saber que antes da chegada dos portugueses já havia moradores aqui, ou seja, os índios nativos. Eles já possuíam uma educação voltada para suas necessidades sociais, baseada na transmissão de seus valores culturais. Este estudo aborda e defende a posição na qual a escola precisa ser transformadora capacitar-se para atender às exigências e necessidades dos alunos, procurando contribuir para prepará-los no atendimento às demandas sociais existentes. A prática pedagógica não deve ignorar as múltiplas variáveis – econômicas, sociais, políticas e culturais – cabendo-lhe solucionar o fracasso escolar das camadas populares na instituição do ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-05-25T19:06:44Z No. of bitstreams: 1 50001106.pdf: 196723 bytes, checksum: 2405388d662804af6b2b09aabe426fa6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-26T20:20:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50001106.pdf: 196723 bytes, checksum: 2405388d662804af6b2b09aabe426fa6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-26T20:20:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50001106.pdf: 196723 bytes, checksum: 2405388d662804af6b2b09aabe426fa6 (MD5) Previous issue date: 2005 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Obstáculo | pt_BR |
dc.subject | Conclusão | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Necessidade social | pt_BR |
dc.title | A educação compensatória no multiculturalismo educacional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
50001106.pdf | 192.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.