Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Marta Sales de Lima
dc.date.accessioned2017-05-30T20:32:07Z
dc.date.available2017-05-30T20:32:07Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationGOMES, Marta Sales de Lima. Desenvolvimento da proficiência em língua portuguesa: simplificação de percurso. 2006. 94 f. Monografia (Pós-Graduação) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10909
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é gerar publicação de ensino não-presencial de Língua Portuguesa. A fundamentação teórica foi feita tomando por base AZEREDO, LYONS, LANGACKER e outros. Em junho de 2006, questionários foram aplicados em alunos que concluíram o módulo A Revisão de Texto Crítica e em pessoas que não fizeram a disciplina, o chamado grupo de controle. A tabulação dos dados comprovou que o material didático é eficaz, porque conhecimentos foram internalizados. O ensino de Língua Portuguesa deve ser dirigido por “terceira via”, fugindo dos extremismos consagrados por filólogos e lingüistas que reduz os textos gramaticais à obrigatoriedade e à proibição.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to generate publication of not-actual education of Portuguese Language. The theoretical recital was made taking for base AZEREDO, LYONS, LANGACKER and others. In June of 2006, questionnaires were applied in pupils who had concluded the module the Critical Revision of Text and in people that they had not made the course, the call group of control. The counting of the data of the questionnaires proved that the didactic material is efficient, because knowledge had been apprehended. The education of Portuguese Language must be directed by "third way", running away from the extremities consecrated for grammarians and linguists and reducing the grammars to the obligatoriness and the prohibition.
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-30T18:51:52Z No. of bitstreams: 1 50003627.pdf: 355647 bytes, checksum: dc4e35c2183dd39cce1c93e44eca537c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-05-30T20:32:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50003627.pdf: 355647 bytes, checksum: dc4e35c2183dd39cce1c93e44eca537c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-30T20:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50003627.pdf: 355647 bytes, checksum: dc4e35c2183dd39cce1c93e44eca537c (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema da língua portuguesapt_BR
dc.subjectInteriorização do conhecimentopt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectDecisão verbalpt_BR
dc.subjectCompetência verbal escritapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.subjectMemória operacionalpt_BR
dc.subjectSystem of the portuguese languagept_BR
dc.subjectInternalization of the knowledgept_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectVerbal decisionpt_BR
dc.subjectWritten verbal abilitypt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectQualificationpt_BR
dc.subjectOperational memorypt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da proficiência em língua portuguesa: simplificação de percursopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006
dc.identifier.orientadorAragão-Costa, Wânia dept_BR
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50003627.pdf347.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.