Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAragão-Costa, Wânia de-
dc.contributor.authorRibeiro, Flávia Helena-
dc.date.accessioned2017-05-31T18:00:29Z-
dc.date.available2017-05-31T18:00:29Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Flávia Helena. Mecanismos do saber: visão individualizada da leitura e da escrita em sala de aula. 2006. 43 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10915-
dc.description.abstractA presente monografia analisa o desempenho escrito de uma criança de 8 anos que foi reprovada com base em dificuldade de compreensão e recuperação de informação, para apontar possíveis obstáculos ao processo de aprendizagem e oferecer sugestões que facilitem a compreensão da criança. Foram utilizados os trabalhos de Jean Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro e Ana Teberosky para subsidiar a fundamentação teórica da pesquisa. Para a análise, verificou-se o desempenho escrito da criança de acordo com os níveis de desenvolvimento na construção da escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky; descreveu-se a produção textual em amostras de avaliações com base no Teste de Análise de Leitura e Escrita – TALE e fez-se a classificação morfológica e a quantificação das palavras escritas. Os resultados obtidos demonstraram que a criança apresenta déficit de atenção, de memorização e dificuldades na comunicação gráfica. Com os resultados, concluiu-se a necessidade de uma reestruturação da ação pedagógica no sentido de se fazer um acompanhamento de ensino individualizado, de acordo com as aptidões cognitivas de cada criança. Foram dadas várias sugestões de recursos metodológicos que podem facilitar a aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-05-29T19:20:30Z No. of bitstreams: 1 50003294.pdf: 171446 bytes, checksum: 395df95a2ef9568e0085cd6be14cc68f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-31T18:00:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50003294.pdf: 171446 bytes, checksum: 395df95a2ef9568e0085cd6be14cc68f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T18:00:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50003294.pdf: 171446 bytes, checksum: 395df95a2ef9568e0085cd6be14cc68f (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino individualizadopt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.subjectIndividualised educationpt_BR
dc.titleMecanismos do saber: visão individualizada da leitura e da escrita em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.description.notasIn the present monograph the writing performance of a eight-year-old child who failed his exams owing to difficulties at comprehending and recovering information is analysed in order to point out possible obstacles to the learning process and to offer suggestions to facilitate the child´s comprehension. Theoretical basis for the research were the works of Jean Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro e Ana Teberosky. At the analysis the child´s writing performance was checked according to the developing levels in the writing construction as formulated by Emília Ferreiro e Ana Teberosky; the textual production was described in samples of exams following the Teste de Análise de Leitura e Escrita – TALE (Reading and Writing Analysis Test); a morphological classification and a quantitative assessment of the written words were also made. The results showed that the child has attention and memorization deficits as well as difficulties at the graphic communication. The results lead to the conclusion that the pedagogic action needs to be restructured in order to offer individual support at the learning process, according to the cognitive skills of each child. Many methodological resources which may facilitate the learning process were suggested.pt_BR
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50003294.pdf167.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.