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dc.contributor.advisorResende, Lúcia Maria Gonçalves de-
dc.contributor.authorKehl, Thereza Christina Rabello-
dc.date.accessioned2017-05-31T18:05:22Z-
dc.date.available2017-05-31T18:05:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationKEHL, Thereza Christina Rabello. A relação afetiva professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem: o caso do curso de psicologia do UniCEUB/DF. 2006. 42 f. Monografia (pós-graduação) Programa de pós-graduação Lato Sensu, na área de Docência Universitária, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10916-
dc.description.abstractO objetivo da presente pesquisa é verificar como se estabelece a relação afetiva entre professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem na graduação do curso de Psicologia do UniCEUB/DF. Adotou-se uma abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso. Por meio dos achados da pesquisa, identificou-se que a concepção de afetividade dos sujeitos entrevistados tem bases distintas a depender do grupo a que pertençam: os discentes baseiam-se no senso comum, prevalecendo os ensinamentos de cunho familiar, e os docentes se apóiam em uma referência teórica de abordagem psicanalítica Freudiana. Foram levantadas as dificuldades e as facilidades na relação professor-aluno e verificou-se que todos os sujeitos entrevistados delegaram ao professor uma maior parcela de responsabilidade na constituição do vínculo afetivo, constatou-se, ainda, que essa constituição está diretamente relacionada com o modo como o professor ministra o conteúdo. Também foi possível analisar como o local de trabalho influencia a relação afetiva entre professor-aluno; para os discentes, o vínculo afetivo entre professor-aluno independe do local onde se trabalha, consideração contrária à dos docentes, que evidenciaram a importância da qualidade do ambiente na constituição de um vínculo positivo entre professor-aluno, situação que leva a um melhor aproveitamento do processo ensino-aprendizagem. Conclui-se, com esta pesquisa, que não existe aprendizagem sem afetividade, portanto torna-se pertinente pensar na formação docente dos profissionais ligados à educação superior para que se abandone o modelo de formação de técnicos especializados e para que se passe então a enxergar o sujeito em sua totalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-31T17:29:09Z No. of bitstreams: 1 -50501090.pdf: 280478 bytes, checksum: f48219ddf08ca6d24676a1860fd878f0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-05-31T18:05:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 -50501090.pdf: 280478 bytes, checksum: f48219ddf08ca6d24676a1860fd878f0 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectAffectivitépt_BR
dc.subjectRélation enseignement- apprentissagept_BR
dc.subjectRapport professeur-élevept_BR
dc.titleA relação afetiva professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem: o caso do curso de psicologia do UniCEUB/DFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.description.notasL’objectif de cette recherche est de vérifier de quelle manière le rapport affectif entre professeur-elève s’établie aussi bien que son influence dans la rélation enseignement-apprentissage à la faculté de psychologie de l’UniCEUB/DF. On a adopté une approche qualitative centré sur une étude de cas. À partir des résultats de la recherche, on a constaté que la conception d’affectivité des personnes interviewées a de différentes bases selon le groupe auquel elles appartiennent : les étudiants ont pour base le sens commun, les enseignements issus du cerne familial ont une prédominance ; les professeurs s’appuient sur une référence théorique d’approche psychanalitique freudienne. On a mis en relief les facilités et les difficultés envisagées dans le rapport professeur-élève et on a verifié que toutes les personnes interviewées ont octroyé au professeur la plus grande part de responsabilité à la constitution du lien affectif, on a constaté encore que cette constitution est étroitement liée à la façon dont le professeur donne des classes. On a pu encore analyser de quelle façon le lieu de travail influence le rapport professeur-élève ; pour les étudiants, le lien affectif entre professeur/éléve ne dépend pas du lieu où le professeur travaille. Cette considération est opposée à celle des professeurs, car ils ont accordé une grande importance à la « qualité » de l’ambiance pour la constitution d’un lien positif entre professeur-élève ; la qualité de l’ambiance se porte vers une meilleure performance de la rélation enseignement-apprentissage. On conclut, d’après cette recherche, qu’il n’y a pas d’apprentisssage sans affectivité, donc, cela nous mène à penser à la formation des professionels liés à l’enseignement supérieur afin que l’on quitte le modèle de technicien spécialisé pour qu’on passe à envisager le sujet en sa totalité.pt_BR
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