Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, Marcelo Guimarães Bóia do-
dc.contributor.authorSimões, Sávio Viana Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-05-31T18:10:34Z-
dc.date.available2017-05-31T18:10:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSIMÕES, Sávio Viana Cavalcante. Jogos cooperativas como instrumento de inclusão. 2016. 23 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10918-
dc.description.abstractIntrodução: Os jogos cooperativos veem mudando as concepções de coletivismo e valores éticos, culturais e morais desde os primórdios até os tempos atuais. A Educação Física escolar abrange um campo de diversas diretrizes, dentre elas a formação social do aluno, nos quais se embasam na filosofia dos jogos cooperativos, incentivando uma concepção de novas formas de socialização através do respeito. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica a cerca de assuntos que embasem o tema “jogos cooperativos como instrumento de inclusão” possibilitando esclarecer os benefícios gerados por esse novo modelo de educação. Metodologia O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos, caracterizando o trabalho como natureza exploratória. Foram coletados dados em artigos publicados no período de 1982 à 2011. Conclusão: Conclui-se que os jogos cooperativos são ferramentas importantes como conteúdo didático da aula de educação física, onde abrangem valores, inclusão e socialização.pt_BR
dc.description.abstractIntrodution:Cooperative games see changing the concepts of collectivism and ethical values, cultural and moral from the beginnings to the present day. School Physical Education covers a field of several guidelines, among them the social education of students, in which rest on the philosophy of cooperative games, encouraging development of new forms of socialization through respect. Objective: The aim of this study was to conduct a literature review about matters that base the theme "cooperative games as inclusion tool" allowing clarify the benefits generated by this new education model. Methodology: The study was conducted through a literature search of articles, featuring the work as exploratory. Data were collected in articles published from 1982 to 2011. Conclusion: It was concluded that cooperative games are important tools as educational content of physical education class, which include values, inclusion and socialization.-
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-04-27T21:32:03Z No. of bitstreams: 1 21032129.pdf: 1189481 bytes, checksum: 61fa7c0dbfb115e434806d55fbcf4aae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-31T18:10:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21032129.pdf: 1189481 bytes, checksum: 61fa7c0dbfb115e434806d55fbcf4aae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T18:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21032129.pdf: 1189481 bytes, checksum: 61fa7c0dbfb115e434806d55fbcf4aae (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectJogo cooperativopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectCooperative gamespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleJogos cooperativas como instrumento de inclusãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21032129.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.