Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Marcelo Guimarães Bóia do | - |
dc.contributor.author | Simões, Sávio Viana Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T18:10:34Z | - |
dc.date.available | 2017-05-31T18:10:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SIMÕES, Sávio Viana Cavalcante. Jogos cooperativas como instrumento de inclusão. 2016. 23 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10918 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Os jogos cooperativos veem mudando as concepções de coletivismo e valores éticos, culturais e morais desde os primórdios até os tempos atuais. A Educação Física escolar abrange um campo de diversas diretrizes, dentre elas a formação social do aluno, nos quais se embasam na filosofia dos jogos cooperativos, incentivando uma concepção de novas formas de socialização através do respeito. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica a cerca de assuntos que embasem o tema “jogos cooperativos como instrumento de inclusão” possibilitando esclarecer os benefícios gerados por esse novo modelo de educação. Metodologia O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos, caracterizando o trabalho como natureza exploratória. Foram coletados dados em artigos publicados no período de 1982 à 2011. Conclusão: Conclui-se que os jogos cooperativos são ferramentas importantes como conteúdo didático da aula de educação física, onde abrangem valores, inclusão e socialização. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdution:Cooperative games see changing the concepts of collectivism and ethical values, cultural and moral from the beginnings to the present day. School Physical Education covers a field of several guidelines, among them the social education of students, in which rest on the philosophy of cooperative games, encouraging development of new forms of socialization through respect. Objective: The aim of this study was to conduct a literature review about matters that base the theme "cooperative games as inclusion tool" allowing clarify the benefits generated by this new education model. Methodology: The study was conducted through a literature search of articles, featuring the work as exploratory. Data were collected in articles published from 1982 to 2011. Conclusion: It was concluded that cooperative games are important tools as educational content of physical education class, which include values, inclusion and socialization. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-04-27T21:32:03Z No. of bitstreams: 1 21032129.pdf: 1189481 bytes, checksum: 61fa7c0dbfb115e434806d55fbcf4aae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-31T18:10:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21032129.pdf: 1189481 bytes, checksum: 61fa7c0dbfb115e434806d55fbcf4aae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-31T18:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21032129.pdf: 1189481 bytes, checksum: 61fa7c0dbfb115e434806d55fbcf4aae (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogo cooperativo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | School physical education | pt_BR |
dc.subject | Cooperative games | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.title | Jogos cooperativas como instrumento de inclusão | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21032129.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools