Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmorim, Míria Lopes de-
dc.date.accessioned2017-07-26T17:33:03Z-
dc.date.available2017-07-26T17:33:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAMORIM, Míria Lopes de. Discussões raciais que ocorrem na mídia e possíveis implicações na atuação de profissionais da educação do ensino fundamental. 2017. 86 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11090-
dc.description.abstractOs discursos midiáticos podem tanto reforçar o racismo como contribuir para o enfrentamento do problema do racismo existente em nossa sociedade, conforme demonstrado em algumas pesquisas. Os/as brasileiros/as admitem a existência do racismo no Brasil, mas, geralmente, não se veem como pessoas racistas. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como os discursos midiáticos podem influenciar a atuação de profissionais da educação do ensino fundamental II em relação às questões raciais. Participaram do estudo 6 profissionais da educação; sendo duas professoras, duas orientadoras educacionais e 2 psicólogas escolares. Foi utilizada a metodologia qualitativa envolvendo a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à utilização de vídeos e de imagens pré-selecionadas. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas categorias analíticas temáticas, as quais orientaram o trabalho interpretativo. Os resultados indicaram que as participantes acreditam que algumas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas no contexto escolar como estratégias pedagógicas para o enfrentamento do racismo. Na percepção delas, por exemplo, a utilização de vídeos, imagens, filmes, entre outros, são recursos eficientes para a desconstrução do racismo. Nesse sentido, quando as questões raciais são trabalhadas efetivamente no âmbito escolar, podem sensibilizar, conscientizar as pessoas e, consequentemente, contribuir com a construção de uma sociedade mais democrática, respeitosa e igualitária para todos/as.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-07-26T15:24:21Z No. of bitstreams: 1 21308320.pdf: 1228209 bytes, checksum: b0c0a2781fcdf9e37b2b2a8295c76eb9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-07-26T17:33:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21308320.pdf: 1228209 bytes, checksum: b0c0a2781fcdf9e37b2b2a8295c76eb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-26T17:33:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21308320.pdf: 1228209 bytes, checksum: b0c0a2781fcdf9e37b2b2a8295c76eb9 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRacismo e mídiapt_BR
dc.subjectQuestão racialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleDiscussões raciais que ocorrem na mídia e possíveis implicações na atuação de profissionais da educação fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21308320.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.