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dc.contributor.authorMiranda, Ana Clara de Azevedo-
dc.date.accessioned2017-07-26T19:21:16Z-
dc.date.available2017-07-26T19:21:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMIRANDA, Ana Clara de Azevedo. Implementação do cartão de crise em um centro de convivência: cogestão e empoderamento. 2017. 77 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11094-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a implementação, de forma participativa, do Cartão de Crise em um Centro de Convivência em Saúde Mental no Distrito Federal. A hipótese deste trabalho é que o Cartão de Crise contribui para as formas de assistência em Saúde Mental dos serviços substitutivos. O Cartão não contribui somente para otimização do atendimento à crise, mas como um meio de dar voz ao sujeito sobre como gostaria de ser tratado diante uma crise. Este cuidado possibilita a legitimação da sua singularidade, respeitando o que ele traz como importante, visando a autonomia do sujeito. O primeiro capítulo contextualiza o percurso histórico do campo da saúde mental, enfatizando a Reforma Psiquiátrica que resultou na criação de um modelo alternativo para as pessoas com transtornos mentais. O capítulo dois apresenta as definições da crise psíquica e os desafios que este fenômeno traz na organização dos serviços substitutivos no contexto brasileiro. O terceiro capítulo aborda o Cartão de Crise como uma proposta para promover o empoderamento do sujeito, a partir de um trabalho construído junto com os profissionais de saúde (cogestão). O quarto capítulo apresenta a metodologia que foi aplicada a esta pesquisa. No quinto capítulo será feito uma discussão e reflexão das informações qualitativas produzidas, a partir da hermenêutica de profundidade. No desenvolvimento desta pesquisa notou-se que as formas de cuidado à crise são diversas, devendo respeitar a subjetividade de quem sofre. O Cartão de Crise tem potencial para ser um dispositivo que potencializa o empoderamento e autonomia do usuário do serviço de saúde mental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-07-26T18:27:53Z No. of bitstreams: 1 21261525.pdf: 764277 bytes, checksum: 662529d912480f15bd1b6d538783959c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-07-26T19:21:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21261525.pdf: 764277 bytes, checksum: 662529d912480f15bd1b6d538783959c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-26T19:21:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21261525.pdf: 764277 bytes, checksum: 662529d912480f15bd1b6d538783959c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectCentro de convivênciapt_BR
dc.subjectCartão de crisept_BR
dc.titleImplementação do cartão de crise em um centro de convivência: cogestão e empoderamentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorResende, Tania Inessa Martins dept_BR
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