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dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorCorreia, Maria Aparecida de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-08-24T18:40:39Z-
dc.date.available2017-08-24T18:40:39Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.identifier.citationCORREIA, Maria Aparecida de Carvalho. Os processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2016. 262 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132-
dc.description.abstractToda criança tem o direito de ter acesso à escola em uma classe regular. Entretanto, na prática, ainda é possível observar que muitas instituições escolares não se encontram preparadas para acolher crianças com necessidades educacionais especiais e prestar o atendimento educacional que elas demandam. Esta pesquisa buscou problematizar o tema da inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual, partindo do pressuposto que as ‘deficiências’ são na verdade uma produção sociocultural e não um limite biológico em si. A partir da perspectiva teórica da Psicologia Cultural, o objetivo da pesquisa foi analisar como os significados construídos por professores e manifestados nas interações em sala de aula refletem na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, em duas salas de aula de Ensino Fundamental I de uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, organizada em duas etapas: (a) entrevistas semiestruturadas com oito professores, visando identificar e analisar os significados construídos a respeito da inclusão de alunos com deficiência intelectual; e (b) observação direta em duas turmas regulares, para analisar, a partir das interações professor-aluno no contexto de sala de aula, como estes significados refletem nas práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência intelectual. Contatou-se que a maioria dos professores entrevistados manifesta significados favoráveis à inclusão escolar e que a instituição escolar que contribuiu com a pesquisa também adota práticas favoráveis à inclusão. Concluiu-se das observações que os significados identificados nas entrevistas e manifestados nas interações em sala de aula, orientaram, de diferentes formas, as professoras em suas práticas e estratégias pedagógicas, interferindo, tanto positiva, quanto negativamente, nos processos de inclusão dos alunos com deficiência intelectual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-24T18:21:16Z No. of bitstreams: 1 61300482.pdf: 1946985 bytes, checksum: eb36e1819a51378615321c0b06444247 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-24T18:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61300482.pdf: 1946985 bytes, checksum: eb36e1819a51378615321c0b06444247 (MD5) Previous issue date: 2016-02en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.subjectInteração professor-alunopt_BR
dc.titleOs processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2016-02-
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