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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Correia, Maria Aparecida de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T18:40:39Z | - |
dc.date.available | 2017-08-24T18:40:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-24 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Maria Aparecida de Carvalho. Os processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2016. 262 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132 | - |
dc.description.abstract | Toda criança tem o direito de ter acesso à escola em uma classe regular. Entretanto, na prática, ainda é possível observar que muitas instituições escolares não se encontram preparadas para acolher crianças com necessidades educacionais especiais e prestar o atendimento educacional que elas demandam. Esta pesquisa buscou problematizar o tema da inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual, partindo do pressuposto que as ‘deficiências’ são na verdade uma produção sociocultural e não um limite biológico em si. A partir da perspectiva teórica da Psicologia Cultural, o objetivo da pesquisa foi analisar como os significados construídos por professores e manifestados nas interações em sala de aula refletem na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, em duas salas de aula de Ensino Fundamental I de uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, organizada em duas etapas: (a) entrevistas semiestruturadas com oito professores, visando identificar e analisar os significados construídos a respeito da inclusão de alunos com deficiência intelectual; e (b) observação direta em duas turmas regulares, para analisar, a partir das interações professor-aluno no contexto de sala de aula, como estes significados refletem nas práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência intelectual. Contatou-se que a maioria dos professores entrevistados manifesta significados favoráveis à inclusão escolar e que a instituição escolar que contribuiu com a pesquisa também adota práticas favoráveis à inclusão. Concluiu-se das observações que os significados identificados nas entrevistas e manifestados nas interações em sala de aula, orientaram, de diferentes formas, as professoras em suas práticas e estratégias pedagógicas, interferindo, tanto positiva, quanto negativamente, nos processos de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-24T18:21:16Z No. of bitstreams: 1 61300482.pdf: 1946985 bytes, checksum: eb36e1819a51378615321c0b06444247 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-24T18:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61300482.pdf: 1946985 bytes, checksum: eb36e1819a51378615321c0b06444247 (MD5) Previous issue date: 2016-02 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Significado | pt_BR |
dc.subject | Interação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Os processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-02 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
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