Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11133
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Barreto, Ana Luiza Cruz Sá | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T18:40:48Z | - |
dc.date.available | 2017-08-24T18:40:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-24 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Ana Luiza Cruz Sá. A escola e seu papel na construção de diferentes identidades sociais. 2016. 220 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11133 | - |
dc.description.abstract | Este estudo focalizou o papel da escola na construção de diferentes identidades sociais, a partir da perspectiva de alunos e alunas adolescentes de uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal. Considerando os marcadores sociais de raça, gênero e sexualidade, a pesquisa objetivou compreender o ponto de vista dos/as alunos/as em relação às formas como a escola lida com as diferentes identidades em seu interior e se atua para valorizar algumas em detrimento de outras. A partir da perspectiva da psicologia cultural, participaram deste estudo oito adolescentes, sendo cinco garotas e três rapazes. Foram realizados dois grupos focais e quatro oficinas que buscaram promover a participação efetiva de todos e de todas, utilizando imagens como principal ferramenta metodológica na abordagem das ideias, das crenças, dos sentimentos e das percepções desses/as participantes em relação aos temas abordados. As informações construídas em campo foram organizadas em cinco categorias analíticas de modo a orientar o trabalho de análise e interpretação dos resultados: (1) O papel da escola; (2) Questões de identidade; (3) Questões de gênero; (4) Questões de raça; e (5) Questões de sexualidade. Os/as participantes consideram que os preconceitos e as práticas discriminatórias, que permeiam as relações entre indivíduos e grupos sociais, estão presentes na escola. Além disso, de acordo com esses/as adolescentes, a escola tende a manter silêncio sobre essa realidade, o que dificulta o enfrentamento de situações que implicam em desigualdades e causam sofrimento psíquico naqueles/as que não estão confortavelmente “encaixados/as” nos modelos de “normalidade”. Os encontros realizados durante a pesquisa demonstraram que os/as alunos/as valorizam as oportunidades de diálogo e troca de conhecimentos e experiências, bem como consideram importante que a escola seja um espaço social onde as opiniões diversas sejam ouvidas e os modos diferentes de ser e estar no mundo sejam respeitados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-24T18:30:01Z No. of bitstreams: 1 61300664.pdf: 2660323 bytes, checksum: 2c0f0fe88f0d3a9db6c8b418cfab2a9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-24T18:40:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61300664.pdf: 2660323 bytes, checksum: 2c0f0fe88f0d3a9db6c8b418cfab2a9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-24T18:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61300664.pdf: 2660323 bytes, checksum: 2c0f0fe88f0d3a9db6c8b418cfab2a9b (MD5) Previous issue date: 2016-04 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Sexismo | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.title | A escola e seu papel na construção de diferentes identidades sociais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-04 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61300664.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.