Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11135
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Sérgio Henrique de Souza | - |
dc.contributor.author | Silva, Kathya Karina Lafaiete de Godoi | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T19:49:59Z | - |
dc.date.available | 2017-08-24T19:49:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kathya Karina Lafaiete de Godoi. Perfil neuropsicológico de crianças diabéticas com alteração de aprendizagem. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11135 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho investigou o perfil neuropsicológico de crianças diabéticas tipo 1 com alteração de aprendizagem. A preocupação com a temática deve-se ao fato do diabetes mellitus tipo 1 afetar crianças em estágio de amadurecimento neurológico e algumas pesquisas já apontarem déficit cognitivos ocasionados pela enfermidade. Foi manuseada uma amostra de 72 crianças no total, subdivididas em 4 grupos de 18 crianças em cada, classificadas da seguinte maneira: (1) crianças diabéticas com alteração de aprendizagem, (2) crianças diabéticas e sem alteração de aprendizagem, (3) crianças sem diabetes mellitus e com alteração de aprendizagem e (4) crianças sem diabetes mellitus e sem alteração de aprendizagem. Para a realização da pesquisa se fez uso do WISC-IV, Figuras Complexas de Rey, Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) e entrevista semiestruturada. O estudo concluiu que o perfil neuropsicológico das crianças diabéticas com alteração de aprendizagem apresentam prejuízos cognitivos relacionados à função executiva e capacidade visuoespaciais, bem como alterações emocionais e comportamentais significativas para a idade das crianças em estudo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-24T19:49:50Z No. of bitstreams: 1 61350453.pdf: 756421 bytes, checksum: 76a63a56939d84a7b3e327a23c54f137 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-24T19:49:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61350453.pdf: 756421 bytes, checksum: 76a63a56939d84a7b3e327a23c54f137 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-24T19:49:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61350453.pdf: 756421 bytes, checksum: 76a63a56939d84a7b3e327a23c54f137 (MD5) Previous issue date: 2016-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Déficit cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação neuropsicológica | pt_BR |
dc.subject | Diabetes mellitus | pt_BR |
dc.title | Perfil neuropsicológico de crianças diabéticas com alteração de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-01 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61350453.pdf | 738.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.