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dc.contributor.advisorMoreira, Márcio Borges-
dc.contributor.authorBandeira, Kelen Livia Santana Bastos-
dc.date.accessioned2017-08-28T18:26:38Z-
dc.date.available2017-08-28T18:26:38Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Kelen Livia Santana Bastos. Efeitos de um procedimento de marcação de elementos de conjuntos sobre a contagem em tarefas de discriminação condicional. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11143-
dc.description.abstractEstudos anteriores que avaliam habilidades pré-aritméticas que envolvem contagem de elementos de conjuntos em tarefas de discriminação condicional não inseriram manipulações para prevenção de erros e/ou confirmação da presença do repertório de contagem. Tal fato sugere a necessidade de avaliar especificamente o repertório de contagem e o repertório de habilidades pré-aritméticas, minimizando a interferência de um sobre o outro para assim evitar excesso de tarefas, muitas vezes além da complexidade necessária. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos de um procedimento de marcação de elementos de conjuntos sobre o desempenho em tarefas de contagem, de nomeação e de discriminação condicional que envolvem contagem. Dezesseis estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental participaram de sessões individualizadas com a aplicação de um teste de contagem com pequenos cubos de madeira e de 13 testes pré-aritméticos em cadernos de papel impressos. Esses testes foram: relação de igualdade numeral impresso–numeral impresso; nomeação de numeral impresso; relação de igualdade entre numeral falado–numeral impresso; contagem de elementos de conjuntos; relação de igualdade entre conjunto – numeral impresso; relação de igualdade entre numeral impresso – conjunto; relação de igualdade entre numeral falado – conjunto e relação de igualdade entre conjunto – conjunto. Os testes com conjuntos de figuras foram aplicados sem marcação de elementos e com marcação com uso de lápis, em quatro condições. Os testes exclusivamente com numerais apresentaram altos índices de acertos. Registou-se mais erros no procedimento sem marcação dos elementos dos conjuntos do que no procedimento com marcação dos elementos dos conjuntos. Esses resultados sugerem que testes de discriminações condicionais que envolvam contagem devem ter controles específicos para o comportamento de contar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-28T18:26:30Z No. of bitstreams: 1 61450070.pdf: 1831680 bytes, checksum: 0d449b73b3fd1c7606e4bd4d5194dddb (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-28T18:26:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61450070.pdf: 1831680 bytes, checksum: 0d449b73b3fd1c7606e4bd4d5194dddb (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudante do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectHabilidade pré-aritméticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectDiscriminação condicionalpt_BR
dc.subjectContagempt_BR
dc.titleEfeitos de um procedimento de marcação de elementos de conjuntos sobre a contagem em tarefas de discriminação condicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2017-
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