Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11372
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carlos Augusto de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Lettieri, Denise | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T10:28:36Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T10:28:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | LETTIERI, Denise. Efeito do questionamento reflexivo sobre a emissão de autorregras e sobre a correspondência verbal em um jogo de cartas. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11372 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo investigar se o procedimento de questionamento reflexivo criaria condições para a emissão de autorregras pelos participantes e se a correspondência verbal num jogo de cartas no qual distorcer o relato é vantajoso seria afetada por isso. A pesquisa foi realizada com 12 participantes divididos em quatro grupos num delineamento de linha de base múltipla. O jogo era individual e cada participante jogou contra o computador. Instruções mínimas foram apresentadas aos participantes de modo a diminuir a probabilidade de as contingências que favoreceriam a emissão de relatos distorcidos passassem a controlar os seus comportamentos verbais. Após a linha de base 1 que variou em extensão para cada grupo, foi aplicado o procedimento de questionamento reflexivo nos participantes dos Grupos 1, 2 e 3. O Grupo 4 foi considerado grupo controle e por isso seus participantes não passaram pelo questionamento reflexivo. Em todos os Grupos foi utilizado um dado digital para a checagem dos relatos e, quando havia checagem, o participante e o computador apenas mostravam as cartas, não havendo consequências programadas para relatos correspondentes ou não. Os dados analisados demonstraram que 66% dos participantes emitiram a autorregra. Ou seja, o procedimento de questionamento reflexivo aplicado no estudo foi eficaz para que a grande maioria dos participantes que foram expostos a ele formulasse a autorregra. A correspondência verbal também parece ter sido afetada pelo questionamento reflexivo, já que os seis participantes que emitiram a autorregra ou aumentaram a frequência de distorções ou passaram a distorcer com maior frequência. Os resultados encontrados contribuem para a identificação de condições que podem afetar a correspondência verbal. Sugerem-se replicações do estudo com alterações metodológicas para produzir maior validação do questionamento reflexivo com procedimento capaz de gerar autorregras e de aperfeiçoar o controle discriminativo da contingência sobre respostas verbais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-01-22T10:28:28Z No. of bitstreams: 1 61500073.pdf: 1966458 bytes, checksum: 2a3e6c2aca448321a5b184095c4c33c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-01-22T10:28:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61500073.pdf: 1966458 bytes, checksum: 2a3e6c2aca448321a5b184095c4c33c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-22T10:28:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61500073.pdf: 1966458 bytes, checksum: 2a3e6c2aca448321a5b184095c4c33c7 (MD5) Previous issue date: 2018-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise do comportamento | pt_BR |
dc.subject | Questionamento reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Correspondência verbal | pt_BR |
dc.subject | Jogo de carta | pt_BR |
dc.title | Efeito do questionamento reflexivo sobre a emissão de autorregras e sobre a correspondência verbal em um jogo de cartas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-01 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61500073.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.