Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Luciene Braz-
dc.contributor.authorBatalha, Letícia Del Pilar Lastras-
dc.date.accessioned2018-02-06T16:51:06Z-
dc.date.available2018-02-06T16:51:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBATALHA, Letícia Del Pilar Lastras. Orientação para o mercado e para a inovação em empresas incubadas do Distrito Federal. 2017. 33 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicada, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11399-
dc.description.abstractO mercado sofre constantes mudanças e, em regra geral, as organizações se deparam com ambientes altamente competitivos e com consumidores que estão cada vez mais exigentes e informados. Para competir com os seus concorrentes e se manter no setor ao qual estão inseridas as empresas necessitam constantemente rever e adequar suas estratégias. Algumas das estratégias que podem e devem ser utilizadas pelas organizações são: a orientação para o mercado e para a inovação. O objetivo geral foi identificar a abordagem estratégica utilizada por empresas incubadas no Distrito Federal quanto à orientação para o mercado e para a inovação. Tratou-se de uma pesquisa de caráter descritivo e quantitativo e como coleta dos dados foi utilizada a escala Innovation-Customer Orientation (ICON) e a escala Market Orientation Measure (MARKOR), com uma amostra de quatorze empresas incubada de três incubadoras de empresas do Distrito Federal. O resultado obtido apresenta que as empresas incubadas são mais orientadas para a inovação do que para o mercado. Sendo que estas empresas desejam com seus produtos ou serviços moldar ou influenciar o mercado. Atuam majoritariamente no setor de tecnologia e possuem entre 2 a 24 meses que estão no programa de incubação com projeção para entrar no mercado em 6 meses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-05T15:27:36Z No. of bitstreams: 1 21367266.pdf: 638949 bytes, checksum: 3ce1047d1a93ad563686dac3fbd085b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-06T16:51:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21367266.pdf: 638949 bytes, checksum: 3ce1047d1a93ad563686dac3fbd085b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-06T16:51:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21367266.pdf: 638949 bytes, checksum: 3ce1047d1a93ad563686dac3fbd085b0 (MD5) Previous issue date: 2018-02-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrientação para o mercadopt_BR
dc.subjectOrientação para a inovaçãopt_BR
dc.subjectIncubadora de empresapt_BR
dc.titleOrientação para o mercado e para a inovação em empresas incubadas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-02-06-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21367266.pdf623.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.