Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLisboa, Erika-
dc.contributor.authorVianna, Leandro Gregório de Velloso-
dc.date.accessioned2018-02-06T18:06:22Z-
dc.date.available2018-02-06T18:06:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVIANNA, Leandro Gregório de Velloso. Inovação e suas barreiras: caso de uma grande empresa brasileira. 2017. 24 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11406-
dc.description.abstractO presente estudo aborda a temática de inovação, assunto que vem sendo cada vez mais citado no âmbito empresarial como possível forma de melhorar resultados, e teve como foco identificar as barreiras que grandes empresas enfrentam ao inovar. Para embasar teoricamente a pesquisa, foram apresentadas diferentes linhas de raciocínio, de diferentes autores, sobre o conceito de inovação e as relações existentes entre o tema e as diferentes áreas da empresa que possivelmente podem vir a apresentar barreiras, sendo estas áreas: tecnologia, processos empresariais, cultura organizacional, informação e estratégia. A empresa objeto de estudo é uma grande empresa que atua em diferentes segmentos de mercado no Brasil, a empresa conta com um setor de inovação e a coleta de dados foi realizada com o assessor de planejamento de gestão que tem foco em processos inovadores. Tratase de uma pesquisa descritiva que utilizou como método de levantamento de dados a entrevista-semiestruturada e analisou os dados de maneira qualitativa. Observouse que a empresa atribui grande importância ao tema inovação e acredita que seja uma maneira de melhorar seus resultados e aumentar seu diferencial competitivo. Além disso, o estudo indica que as áreas citadas como possíveis barreiras podem, na verdade, se tornar facilitadores para o processo inovador caso sejam devidamente preparadas, grande parte desse preparo possivelmente tem conexão com a cultura organizacional, conforme apresentado nas considerações finais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-05T17:21:58Z No. of bitstreams: 1 21367620.pdf: 315405 bytes, checksum: aff358eae005ece444ee6c95b05d0f15 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-06T18:06:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21367620.pdf: 315405 bytes, checksum: aff358eae005ece444ee6c95b05d0f15 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-06T18:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21367620.pdf: 315405 bytes, checksum: aff358eae005ece444ee6c95b05d0f15 (MD5) Previous issue date: 2018-02-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectGrande empresapt_BR
dc.subjectBarreira da inovaçãopt_BR
dc.titleInovação e suas barreiras: experiência de uma grande empresa brasileirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-02-06-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21367620.pdf308.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.