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dc.contributor.advisorRibeiro, Mara Cláudia-
dc.contributor.authorEdwards, Luiz Gustavo Alves-
dc.date.accessioned2018-02-07T11:34:09Z-
dc.date.available2018-02-07T11:34:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationEDWARDS, Luiz Gustavo Alves. Utilização da realidade virtual na dor lombar e cinesiofobia: uma revisão narrativa da literatura. 2017. 27 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11429-
dc.description.abstractIntrodução: A dor lombar é uma das desordens musculoesqueléticas mais presente na sociedade mundial. Estudos indicam que de 70 a 80% das pessoas vão ter pelo menos um episódio de dor lombar durante a vida. O medo de se movimentar relacionado a dor pode influenciar negativamente a cronicidade da dor lombar. Estudos sugerem que a realidade virtual reduz o foco de atenção dos receptores da dor diminuindo o medo e melhorando a movimentação do indivíduo possibilitando um desfecho positivo do tratamento.Objetivo: Investigar, por meio da revisão narrativa da literatura, os efeitos da utilização da realidade virtual na dor lombar e na cinesiofobia.Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura, realizada no período entre outubro e novembro de 2017, sobre a utilização da realidade virtual na dor lombar e cinesiofobia, foi feita a busca nas bases de dados BVS; LILACS; PubMed; MEDLINE e PEDro, utilizando as palavras-chave:Realidade virtual, dor lombar e cinesiofobia , bem como suas respectivas traduções em inglês com adição do termo fear-avoidance.Resultados: Foram encontrados 8 artigos que passaram por critérios de inclusão e exclusão sendo ao final selecionados 2.Conclusão: A utilização da realidade virtual no tratamento da dor lombar e cinesiofobia se mostrou eficaz e a realização de novos estudos é necessária devido a baixa quantidade de artigos encontradas a respeitos desse tema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-06T17:18:26Z No. of bitstreams: 1 21260317.pdf: 820114 bytes, checksum: 9a1ac24c17fbe46567df8091140e9c3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-07T11:34:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21260317.pdf: 820114 bytes, checksum: 9a1ac24c17fbe46567df8091140e9c3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T11:34:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21260317.pdf: 820114 bytes, checksum: 9a1ac24c17fbe46567df8091140e9c3f (MD5) Previous issue date: 2018-02-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectDor lombarpt_BR
dc.subjectCinesiofobiapt_BR
dc.titleUtilização da realidade virtual na dor lombar e cinesiofobia: uma revisão narrativa da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-02-07-
dc.description.notasIntroduction: low back pain is one of the most present musculoskeletal disorders in world society. Studies indicate that 70 to 80% of people will have at least one episode of low back pain in their lifetime. Fear of moving in relation to pain may negatively influence the chronicity of low back pain. Studies suggest that virtual reality reduces the focus of attention of the pain receptors, reducing fear and improving the movement of the individual, enabling a positive outcome of the treatment.Objective: to investigate, through the narrative review of the literature, the effects of virtual reality use in pain lumbar and kinesiophobia.Methodology: This is a narrative review of the literature, carried out in the period between October and November 2017, about the use of virtual reality in low back pain and kinesiophobia, searching at the databases; LILACS; PubMed; MEDLINE and PEDro, using the following keywords: Virtual reality, low back pain and kinesiophobia and fearavoidance, as well as their respective portuguese translations.Results: 8 articles were found that went through inclusion and exclusion criteria being at the end selected 2.Conclusion: The use of virtual reality in the treatment of low back pain and kinesiophobia proved to be effective and new studies are necessary due to the low number of articles found regarding this theme.pt_BR
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