Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11468
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mello, Leonardo Cavalcante de Araújo | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Graziela Braz de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T18:12:42Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T18:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Graziela Braz de. Estratégias de enfrentamento da violência contra a mulher no ambiente escolar 2017. 53 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências de Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11468 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa se propõe a analisar as estratégias utilizadas no ambiente escolar para lidar diante da violência contra a mulher através de uma metodologia qualitativa utilizando a perspectiva da cartografia. A pesquisa envolve a análise das estratégias utilizadas na escola para compreender a violência contra a mulher; os elementos que servem para manter as relações opressoras entre os gêneros e os elementos de mudanças na relação entre os gêneros, considerando a visão das alunas do último ano do ensino fundamental, professores e equipe gestora. A escola pesquisada desenvolve um projeto para o combate da violência de gênero e outras opressões em seu cotidiano. Foram utilizadas como estratégias para compreender os fenômenos estudados, uma roda de conversa entre alunas, educadora e pesquisadora A permanência em campo possibilitou o diálogo e a vivência com os integrantes do espaço escolar, assim como a leitura do Projeto Político Pedagógico. As anotações no diário de campo possibilitaram a análise e discussão da experiência vivida, possibilitando a construção de duas categorias de análise: os caminhos da violência e os caminhos do enfrentamento. As categorias criadas demostram os jogos de poder e os movimentos de resistência, presentes em todas as relações sociais. A pesquisa revelou uma escola comprometida no enfrentamento da violência contra a mulher e a relevância em abordar o tema, uma vez que a violência causa prejuízo emocional em suas vítimas. Outro aspecto observado na pesquisa foram os desafios no enfrentamento da violência contra a mulher encontrados na reprodução cultural da violência e na prática fundamentalista religiosa. A pesquisa pode evidenciar, também, o importante papel que a escola cumpre enquanto lócus de resistência ao fenômeno da violência contra a mulher. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-08T18:01:56Z No. of bitstreams: 1 20963606.pdf: 955721 bytes, checksum: 8019fcbcd70b02fddb4e0b37d9cba123 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-08T18:12:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20963606.pdf: 955721 bytes, checksum: 8019fcbcd70b02fddb4e0b37d9cba123 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-08T18:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20963606.pdf: 955721 bytes, checksum: 8019fcbcd70b02fddb4e0b37d9cba123 (MD5) Previous issue date: 2018-02-08 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Enfrentamento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Estratégias de enfrentamento da violência contra a mulher no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-02-08 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20963606.pdf | 933.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.