Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Daniela Borges Lima de | - |
dc.contributor.author | Furtuna, Alana Pachêco de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T11:09:03Z | - |
dc.date.available | 2018-02-09T11:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | FURTUNA, Alana Pachêco de Araújo. Comprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especial. 2017. 65 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisou o vínculo dos professores de ensino especial com sua carreira a partir de dois construtor: comprometimento e entrincheiramento. Buscou-se identificar qual a dimensão de comprometimento é apresentada pelo professor e verificar se essa forma de estabelecimento do vínculo impacta na decisão de permanência naquela carreira. A pesquisa foi realizada em um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal, com a participação de três professores. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, elaboradas com base em instrumentos já validados sobre comprometimento e entrincheiramento. A análise ocorreu de forma qualitativa utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Concluiu-se que o professor de ensino especial apresenta como componente principal o comprometimento afetivo, e que este profissional se mostra entrincheirado. Os padrões de comprometimento apresentados são estabelecidos devido à aspiração desse professor por um futuro melhor para seus alunos. Foi possível observar que há uma relação entre o comprometimento afetivo que é apresentado pelos professores e o fato desses estarem entrincheirados, tendo em vista o vínculo que é estabelecido por eles com a profissão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-08T18:25:39Z No. of bitstreams: 1 21162247.pdf: 611764 bytes, checksum: 81f1e2c0a6e85969c94cda07554720fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-09T11:09:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21162247.pdf: 611764 bytes, checksum: 81f1e2c0a6e85969c94cda07554720fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-09T11:09:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21162247.pdf: 611764 bytes, checksum: 81f1e2c0a6e85969c94cda07554720fb (MD5) Previous issue date: 2018-02-09 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento | pt_BR |
dc.subject | Entrincheiramento | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino especial | pt_BR |
dc.title | Comprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especial | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-02-09 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21162247.pdf | 597.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.