Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Daniela Borges Lima de-
dc.contributor.authorFurtuna, Alana Pachêco de Araújo-
dc.date.accessioned2018-02-09T11:09:03Z-
dc.date.available2018-02-09T11:09:03Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationFURTUNA, Alana Pachêco de Araújo. Comprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especial. 2017. 65 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470-
dc.description.abstractO presente trabalho analisou o vínculo dos professores de ensino especial com sua carreira a partir de dois construtor: comprometimento e entrincheiramento. Buscou-se identificar qual a dimensão de comprometimento é apresentada pelo professor e verificar se essa forma de estabelecimento do vínculo impacta na decisão de permanência naquela carreira. A pesquisa foi realizada em um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal, com a participação de três professores. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, elaboradas com base em instrumentos já validados sobre comprometimento e entrincheiramento. A análise ocorreu de forma qualitativa utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Concluiu-se que o professor de ensino especial apresenta como componente principal o comprometimento afetivo, e que este profissional se mostra entrincheirado. Os padrões de comprometimento apresentados são estabelecidos devido à aspiração desse professor por um futuro melhor para seus alunos. Foi possível observar que há uma relação entre o comprometimento afetivo que é apresentado pelos professores e o fato desses estarem entrincheirados, tendo em vista o vínculo que é estabelecido por eles com a profissão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-08T18:25:39Z No. of bitstreams: 1 21162247.pdf: 611764 bytes, checksum: 81f1e2c0a6e85969c94cda07554720fb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-09T11:09:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21162247.pdf: 611764 bytes, checksum: 81f1e2c0a6e85969c94cda07554720fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-09T11:09:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21162247.pdf: 611764 bytes, checksum: 81f1e2c0a6e85969c94cda07554720fb (MD5) Previous issue date: 2018-02-09en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComprometimentopt_BR
dc.subjectEntrincheiramentopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino especialpt_BR
dc.titleComprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-02-09-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21162247.pdf597.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.