Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11480
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Araújo, Isabella Alves Alencar de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T18:07:18Z | - |
dc.date.available | 2018-02-09T18:07:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Isabella Alves Alencar de. Gênero como fator significativo na educação parental. 2017. 78 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11480 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visou analisar se existem diferenças significativas na criação das crianças, a partir da percepção dos pais, e se o gênero é um fator significativo na educação de suas/seus filhas/os. A partir da Psicologia Cultural e dos conhecimentos desta sobre como ocorre a construção das subjetividades, é aprofundado concomitantemente temas como família, feminilidades e masculinidades. Quanto à metodologia, foi utilizado o método qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas, com três mães e três pais que possuem filhas/os de ambos os gêneros, para que fosse aprofundado o tema de pesquisa proposto e analisado em conjunto com a perspectiva destas/es. Para analisar as informações construídas nas entrevistas, os resultados foram divididos em três categorias analíticas: 1) A educação das/os filhas/os: articulando passado, presente e futuro; 2) Crenças das/os participantes em relação às questões de gênero na família e na sociedade em geral; 3) Há, ou não, diferenças na educação dos meninos e das meninas na perspectiva das/os participantes. Foi possível observar como em diferentes gerações há a transmissão dos estereótipos de gênero, como são reproduzidos e questionados; a diferença na educação transmitida para as mães e pais em comparação com a das/os filhas/os; valores e crenças difundidas ainda no cotidiano; e a tentativa da promoção da igualdade e equidade de gênero para as/os participantes. Esse trabalho demonstrou que, como sujeitos ativos, podemos introduzir mudanças significativas nas relações de gênero. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-09T17:26:43Z No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 3113382 bytes, checksum: b5c2d931684dc6a1002cf858ca780e11 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-09T18:07:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 3113382 bytes, checksum: b5c2d931684dc6a1002cf858ca780e11 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-09T18:07:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 3113382 bytes, checksum: b5c2d931684dc6a1002cf858ca780e11 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Parentalidade | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Feminilidade | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Gênero como fator significativo na educação parental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-02-09 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21268693.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.