Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorFerreira, Luana Mendes-
dc.date.accessioned2018-02-16T19:03:09Z-
dc.date.available2018-02-16T19:03:09Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496-
dc.description.abstractA presente pesquisa discute o tema gênero, sexualidade e diversidade na escola, a partir das percepções e crenças pessoais de professores/as, considerados importantes agentes para o processo de construção de uma escola que acolhe as diferenças. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas com imagens, realizadas individualmente, com três professoras que atuam em escolas públicas no Distrito Federal. Para análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo temática. Por meio das categorias analíticas construídas, identificou-se que a formação de professores/as é um aspecto bastante significativo para a abordagem adequada do tema. As três participantes demonstraram ter conhecimentos sobre o tema e apoiavam as discussões de gênero e sexualidade no contexto escolar. Apesar, de relatarem serem poucos/as os/as professores/as que apoiavam essas discussões. Ressaltaram que os conhecimentos obtidos sobre o tema se deram por meios que extrapolam a formação acadêmica, pois nesta pouco se abordou o tema. Tais situações ilustram como crenças, perspectivas e valores pessoais de professores/as se expressam nos seus discursos e posicionamentos relativos às discussões sobre gênero e sexualidade na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-16T16:06:12Z No. of bitstreams: 1 21497461.pdf: 302725 bytes, checksum: 63af472c1e4892748d1707fa7fbcee21 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-16T19:03:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21497461.pdf: 302725 bytes, checksum: 63af472c1e4892748d1707fa7fbcee21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T19:03:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21497461.pdf: 302725 bytes, checksum: 63af472c1e4892748d1707fa7fbcee21 (MD5) Previous issue date: 2018-02-16en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGênero e sexualidade na escolapt_BR
dc.subjectIdentidade e preconceitopt_BR
dc.subjectPercepção e crença de professorpt_BR
dc.titleGênero e sexualidade na escola: percepções e crenças de professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-02-16-
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21497461.pdf295.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.