Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Luana Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T19:03:09Z | - |
dc.date.available | 2018-02-16T19:03:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa discute o tema gênero, sexualidade e diversidade na escola, a partir das percepções e crenças pessoais de professores/as, considerados importantes agentes para o processo de construção de uma escola que acolhe as diferenças. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas com imagens, realizadas individualmente, com três professoras que atuam em escolas públicas no Distrito Federal. Para análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo temática. Por meio das categorias analíticas construídas, identificou-se que a formação de professores/as é um aspecto bastante significativo para a abordagem adequada do tema. As três participantes demonstraram ter conhecimentos sobre o tema e apoiavam as discussões de gênero e sexualidade no contexto escolar. Apesar, de relatarem serem poucos/as os/as professores/as que apoiavam essas discussões. Ressaltaram que os conhecimentos obtidos sobre o tema se deram por meios que extrapolam a formação acadêmica, pois nesta pouco se abordou o tema. Tais situações ilustram como crenças, perspectivas e valores pessoais de professores/as se expressam nos seus discursos e posicionamentos relativos às discussões sobre gênero e sexualidade na escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-16T16:06:12Z No. of bitstreams: 1 21497461.pdf: 302725 bytes, checksum: 63af472c1e4892748d1707fa7fbcee21 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-16T19:03:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21497461.pdf: 302725 bytes, checksum: 63af472c1e4892748d1707fa7fbcee21 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-16T19:03:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21497461.pdf: 302725 bytes, checksum: 63af472c1e4892748d1707fa7fbcee21 (MD5) Previous issue date: 2018-02-16 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade na escola | pt_BR |
dc.subject | Identidade e preconceito | pt_BR |
dc.subject | Percepção e crença de professor | pt_BR |
dc.title | Gênero e sexualidade na escola: percepções e crenças de professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-02-16 | - |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21497461.pdf | 295.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.