Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11578| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Revisão multimodal do gênero digital blog |
| Authors: | Fonteles, Sandra Maria Alencar |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Edineide dos Santos |
| Abstract: | Diante da multiplicação de gêneros textuais digitais, a preocupação que motivou este trabalho diz respeito à necessidade de uma revisão de texto moderna, adaptada à conformação dos novos gêneros. A moderna revisão deve incorporar os instrumentos de análise da Teoria da Multimodalidade e da Gramática Visual, para dar conta de examinar de forma integrada as diversas modalidades de texto (verbais orais, verbais escritos e visuais) como um todo integrado com unidade de sentido. Nesta monografia, proponho-me a sistematizar a revisão multimodal de um blog, de forma que a interação entre os diversos modos ou recursos semióticos que o compõem possibilite funcionalidade comunicativa. Para operacionalizar este estudo, selecionei um blog pessoal em atividade, de Brasília e sem padrão de escritura prescrito em manuais de redação. Constatei que a revisão multimodal é um trabalho de maior fôlego do que a realizada nos moldes tradicionais e que exige do revisor conhecimentos de gramática visual, além de todo o instrumental normalmente utilizado em sua atividade. |
| Keywords: | Revisão de texto Multimodalidade Blog Gênero textual |
| Citation: | FONTELES, Sandra Maria Alencar. Revisão multimodal do gênero digital blog. 57 f. 2015. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11578 |
| Issue Date: | 2015 |
| Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 51302180.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.