Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Denise Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, José Delcides Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T19:59:07Z | - |
dc.date.available | 2018-04-12T19:59:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11792 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo apresentar a questão das variações linguísticas no Ensino Fundamental I bem como a problemática sobre a discriminação existente em decorrência dessa variação no Brasil, um país de grande dimensão e com forte influência regional, principalmente, na região do DF, onde a população, em sua maioria, é oriunda dos diversos estados da Federação. A metodologia aplicada neste trabalho foi a qualitativa. Estabelece um padrão de busca de textos correlatos à temática e reproduzi situações reais relacionadas à minha experiência profissional sobre o tema. Ao final, sugere como combater a prática do preconceito e da discriminação decorrentes das variações linguísticas. A conclusão a que se chega é que existe, na sociedade brasileira, preconceito linguístico, sobretudo, nos locais onde predomina a linguagem padrão, como as escolas e os meios de comunicação. As contribuições deste estudo são suas sugestões de formas de combate para nortear a direção das escolas, que devem adotar ações que visem a combater a discriminação e o bullying. Tais ações podem ser levadas a efeito pelos educadores e possivelmente multiplicadas entre as instituições de ensino de todo o país para combater esse comportamento discriminatório que ocorre diariamente nas escolas do Brasil. Essa prática discriminatória existe, pode e deve ser combatida. Os elementos para isso estão ao alcance de todos. Isso será demonstrado nesta monografia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-12T19:59:01Z No. of bitstreams: 1 51401822.pdf: 301474 bytes, checksum: cbe569ea0e80465135822119cd6c82ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-12T19:59:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51401822.pdf: 301474 bytes, checksum: cbe569ea0e80465135822119cd6c82ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-12T19:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51401822.pdf: 301474 bytes, checksum: cbe569ea0e80465135822119cd6c82ea (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Discriminação linguística | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.title | Preconceito linguístico na escola: é possível mudar? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51401822.pdf | 294.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.