Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11800
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Denise Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Auxiliadora Rosa da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T20:32:03Z | - |
dc.date.available | 2018-04-12T20:32:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Auxiliadora Rosa da. Letramento formal: pesquisa-diagnóstico no curso de letras. 2016. 46 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11800 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia possui, como objetos de estudo, a concepção crítica da leitura e da escrita acadêmicas como prática social, bem como as dificuldades do aluno em produzir, autonomamente, os diferentes gêneros formais. Nessa perspectiva, este estudo tem por mote desvelar a necessidade da abordagem sistemática de gêneros textuais, sobretudo, os científicos, nos anos iniciais do ensino superior, para o desenvolvimento das habilidades de letramento. Para tanto, realizei uma pesquisa de cunho qualitativo com graduandos do último semestre do Curso de Letras de uma instituição particular de Brasília. Este estudo está fundamentado nas contribuições teóricas da Linguística Textual e dos Novos Estudos do Letramento. Conclui que as dificuldades do discente acerca do letramento formal estão ligadas intrinsecamente à sua capacidade crítica em atribuir sentido ao processo de escritura, uma vez que, em sua trajetória educacional, ou seja, no ensino básico, o ensino-aprendizagem de gêneros nem sempre preconiza a função social da leitura e da escrita. Em função disso, constatei que, para o engajamento efetivo do educando nas diversas práticas de letramento formal que circulam socialmente na academia, é imprescindível um ensino inteligível, gradual e constante dos gêneros acadêmicos nos anos iniciais da graduação em Letras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-12T20:31:57Z No. of bitstreams: 1 51500318.pdf: 609419 bytes, checksum: 56a32c50168632831102503da5d6ce99 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-12T20:32:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500318.pdf: 609419 bytes, checksum: 56a32c50168632831102503da5d6ce99 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-12T20:32:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500318.pdf: 609419 bytes, checksum: 56a32c50168632831102503da5d6ce99 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Construção do sentido | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual formal | pt_BR |
dc.title | Letramento formal: pesquisa-diagnóstico no curso de Letras | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500318.pdf | 595.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.