Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11845
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lustosa, Solange de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Alves, Célia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-16T19:52:10Z | - |
dc.date.available | 2018-04-16T19:52:10Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11845 | - |
dc.description.abstract | Numa sociedade em que a tecnologia, principalmente a voltada para a comunicação e interação, produz a cada dia novos gêneros textuais, ainda impera a concepção de que texto se restringe ao verbo (oral e/ou escrito). Este trabalho busca, a partir da concepção de texto apresentada por Rocha (2012), levantar uma reflexão sobre a contribuição do revisor para a desconstrução da ideia tradicional de texto como uma estrutura limitada à grafia. Para isso, recorre-se a Mafra (2007) e às grades curriculares dos cursos de Letras ministrados em instituições universitárias do Distrito Federal. A partir dessas três fontes de pesquisa infere-se que o conservadorismo impera nos cursos de Letras no DF, apesar de as Diretrizes Curriculares do MEC assegurarem às Instituições de Ensino Superior autonomia e flexibilidade para definirem, entre outros, o perfil do profissional que se propõem a formar. Conclui-se que os egressos dessas instituições não saem preparados para atuar como revisores críticos habilitados (ou propensos) a enxergar texto sob os paradigmas de gênero, discurso e multimodalidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-16T19:52:04Z No. of bitstreams: 1 51500325.pdf: 2220935 bytes, checksum: 447bc3cc057962b61e0313a34cf281f0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-16T19:52:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500325.pdf: 2220935 bytes, checksum: 447bc3cc057962b61e0313a34cf281f0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-16T19:52:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500325.pdf: 2220935 bytes, checksum: 447bc3cc057962b61e0313a34cf281f0 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Revisão de texto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.title | A contribuição do revisor para a desconstrução do conceito tradicional de texto: perspectivas a partir da graduação em Letras | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500325.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.