Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11863
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pacheco, Cíntia da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Laura Carvalho Mota e | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T19:54:57Z | - |
dc.date.available | 2018-04-17T19:54:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laura Carvalho Mota e. Atividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa à luz da teoria de gêneros textuais dos PCN e do PNLD. 2016. 36 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11863 | - |
dc.description.abstract | As aulas de produção de textos da educação básica merecem atenção especial, pois têm como objetivo preparar o cidadão para as atividades sociodiscursivas demandadas pela sociedade grafocêntrica da qual fazemos parte. Nos estudos linguísticos contemporâneos, a teoria de gêneros textuais está a esse serviço. Presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, apresenta-se como princípio a ser adotado nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica. Com base nesse documento, o Programa Nacional do Livro Didático analisa e sugere materiais didáticos a serem adotados pelas escolas públicas e também privadas. A análise das atividades de produção de texto de três livros didáticos de língua portuguesa contidas no Programa constata que, de maneira geral, os materiais didáticos têm tido a preocupação elencar o gênero textual como objeto de ensino nas práticas de produção de escrita, concebendo o texto como fruto de um processo que requer uma série de etapas até a sua finalização. A teoria de gêneros textuais figura como tendência pedagógica das aulas de língua portuguesa, o que colabora para a formação acadêmica dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-17T19:54:51Z No. of bitstreams: 1 51500402.pdf: 354536 bytes, checksum: 2072eb16c55e67a3b1a282eee592326e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-17T19:54:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500402.pdf: 354536 bytes, checksum: 2072eb16c55e67a3b1a282eee592326e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-17T19:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500402.pdf: 354536 bytes, checksum: 2072eb16c55e67a3b1a282eee592326e (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.title | Atividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa à luz da teoria de gêneros textuais dos PCN e do PNLD | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500402.pdf | 346.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.