Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPacheco, Cíntia da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Laura Carvalho Mota e-
dc.date.accessioned2018-04-17T19:54:57Z-
dc.date.available2018-04-17T19:54:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Laura Carvalho Mota e. Atividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa à luz da teoria de gêneros textuais dos PCN e do PNLD. 2016. 36 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11863-
dc.description.abstractAs aulas de produção de textos da educação básica merecem atenção especial, pois têm como objetivo preparar o cidadão para as atividades sociodiscursivas demandadas pela sociedade grafocêntrica da qual fazemos parte. Nos estudos linguísticos contemporâneos, a teoria de gêneros textuais está a esse serviço. Presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, apresenta-se como princípio a ser adotado nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica. Com base nesse documento, o Programa Nacional do Livro Didático analisa e sugere materiais didáticos a serem adotados pelas escolas públicas e também privadas. A análise das atividades de produção de texto de três livros didáticos de língua portuguesa contidas no Programa constata que, de maneira geral, os materiais didáticos têm tido a preocupação elencar o gênero textual como objeto de ensino nas práticas de produção de escrita, concebendo o texto como fruto de um processo que requer uma série de etapas até a sua finalização. A teoria de gêneros textuais figura como tendência pedagógica das aulas de língua portuguesa, o que colabora para a formação acadêmica dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-17T19:54:51Z No. of bitstreams: 1 51500402.pdf: 354536 bytes, checksum: 2072eb16c55e67a3b1a282eee592326e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-17T19:54:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500402.pdf: 354536 bytes, checksum: 2072eb16c55e67a3b1a282eee592326e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-17T19:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500402.pdf: 354536 bytes, checksum: 2072eb16c55e67a3b1a282eee592326e (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.titleAtividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa à luz da teoria de gêneros textuais dos PCN e do PNLDpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500402.pdf346.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.