Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11880
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Grannier, Daniele Marcelle | - |
dc.contributor.author | Santos, Herbet Leonardo Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T19:21:59Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T19:21:59Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Herbet Leonardo Alves dos. Mecanismos anafóricos de coesão textual: uma abordagem inicial. 2017. 56 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11880 | - |
dc.description.abstract | O foco do presente trabalho é o estudo comparativo e descritivo dos principais mecanismos anafóricos de coesão textual, presente em Koch (2016). Procurou-se verificar como ocorre o processo de organização dos elementos textuais anafóricos em produções linguísticas escritas por alunos do Ensino Fundamental, bem como avaliar os motivos que os levaram a adotar determinados mecanismos coesivos em detrimento de outros. Seguindo vários estudos, atribuímos principalmente a Koch (2016), Antunes (2010) e Didio (2013) a construção do arcabouço teórico utilizado na pesquisa. O estudo tem como principal problematização identificar como ocorre o processo de organização dos elementos textuais anafóricos em produções linguísticas em alunos do Ensino Fundamental. Partimos da hipótese de que os alunos ainda não têm plenamente desenvolvida a capacidade de utilização dos mecanismos de coesão textual anafórica. É provável que mecanismos de coesão que contribuam para a construção do texto com estrutura complexa não sejam utilizados, dado o fator idade/maturidade dos alunos. Adotando o quadro teórico da linguística textual, analisaram-se cinco redações de alunos do ensino fundamental para verificar quais mecanismos foram utilizados e quais foram omitidos. Ao final da pesquisa, concluiu-se que, realmente, o uso da coesão textual por alunos desta faixa etária ainda não está plenamente desenvolvido devido principalmente a dois fatores que se inter-relacionam entre si: a imaturidade linguística e a não diferenciação entre as modalidades oral e escrita da língua. Tais fatores levaram os alunos a utilizarem constantemente marcas de oralidade em seus textos, como a repetição de conjunções aditivas, conjunções continuativas, repetições de mesmos itens lexicais e de estruturas sintáticas, utilização de elipse, entre outros. Concluiu-se, por fim, que o presente estudo poderá contribuir para os trabalhos do revisor de textos e do professor de língua portuguesa, pois demonstra, dentro das limitações presentes, como ocorre o processo de construção textual por meio da coesão anafórica em pessoas no processo de aquisição da linguagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-18T19:21:04Z No. of bitstreams: 1 51500871.pdf: 633270 bytes, checksum: 8f2482cdac22d0b87df64ef53e0e8e27 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-18T19:21:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500871.pdf: 633270 bytes, checksum: 8f2482cdac22d0b87df64ef53e0e8e27 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-18T19:21:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500871.pdf: 633270 bytes, checksum: 8f2482cdac22d0b87df64ef53e0e8e27 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Coesão gramatical | pt_BR |
dc.subject | Anáfora | pt_BR |
dc.subject | Coesão lexical | pt_BR |
dc.title | Mecanismos anafóricos de coesão textual: uma abordagem inicial | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500871.pdf | 618.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.