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dc.contributor.advisorGrannier, Daniele Marcelle-
dc.contributor.authorSantos, Herbet Leonardo Alves dos-
dc.date.accessioned2018-04-18T19:21:59Z-
dc.date.available2018-04-18T19:21:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Herbet Leonardo Alves dos. Mecanismos anafóricos de coesão textual: uma abordagem inicial. 2017. 56 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11880-
dc.description.abstractO foco do presente trabalho é o estudo comparativo e descritivo dos principais mecanismos anafóricos de coesão textual, presente em Koch (2016). Procurou-se verificar como ocorre o processo de organização dos elementos textuais anafóricos em produções linguísticas escritas por alunos do Ensino Fundamental, bem como avaliar os motivos que os levaram a adotar determinados mecanismos coesivos em detrimento de outros. Seguindo vários estudos, atribuímos principalmente a Koch (2016), Antunes (2010) e Didio (2013) a construção do arcabouço teórico utilizado na pesquisa. O estudo tem como principal problematização identificar como ocorre o processo de organização dos elementos textuais anafóricos em produções linguísticas em alunos do Ensino Fundamental. Partimos da hipótese de que os alunos ainda não têm plenamente desenvolvida a capacidade de utilização dos mecanismos de coesão textual anafórica. É provável que mecanismos de coesão que contribuam para a construção do texto com estrutura complexa não sejam utilizados, dado o fator idade/maturidade dos alunos. Adotando o quadro teórico da linguística textual, analisaram-se cinco redações de alunos do ensino fundamental para verificar quais mecanismos foram utilizados e quais foram omitidos. Ao final da pesquisa, concluiu-se que, realmente, o uso da coesão textual por alunos desta faixa etária ainda não está plenamente desenvolvido devido principalmente a dois fatores que se inter-relacionam entre si: a imaturidade linguística e a não diferenciação entre as modalidades oral e escrita da língua. Tais fatores levaram os alunos a utilizarem constantemente marcas de oralidade em seus textos, como a repetição de conjunções aditivas, conjunções continuativas, repetições de mesmos itens lexicais e de estruturas sintáticas, utilização de elipse, entre outros. Concluiu-se, por fim, que o presente estudo poderá contribuir para os trabalhos do revisor de textos e do professor de língua portuguesa, pois demonstra, dentro das limitações presentes, como ocorre o processo de construção textual por meio da coesão anafórica em pessoas no processo de aquisição da linguagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-18T19:21:04Z No. of bitstreams: 1 51500871.pdf: 633270 bytes, checksum: 8f2482cdac22d0b87df64ef53e0e8e27 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoesão gramaticalpt_BR
dc.subjectAnáforapt_BR
dc.subjectCoesão lexicalpt_BR
dc.titleMecanismos anafóricos de coesão textual: uma abordagem inicialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
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