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dc.contributor.advisorGrannier, Daniele Marcelle-
dc.contributor.authorLopes, Filipe do Nascimento-
dc.date.accessioned2018-04-18T19:36:57Z-
dc.date.available2018-04-18T19:36:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11882-
dc.description.abstractNeste estudo, analisou-se dois típicos desvios comumente encontrados em redações escolares: os de concordâncias nominal e verbal e os de correferenciação anafórica. Todos esses desvios estão interligados por marcas textuais que os exigem harmonia sintática, morfológica e semântica dentro do discurso textual. O estudo, de natureza qualitativa, baseouse em 29 redações de alunos do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, de uma escola pública situada no Gama, em Brasília. Verificou-se que os desvios estudados obedecem a uma tendência de substituição das formas marcadas pelas não marcadas, que, no português brasileiro, são o masculino singular ou apenas o singular nos nomes; e as formas com flexão de terceira pessoa nos verbos. Percebeu-se que desvios de concordância analisados afetam várias relações sintagmáticas: substantivo-verbo; substantivo-modificador; substantivodeterminante; sujeito-predicativo. Enquanto os casos de referenciação estão voltados aos desvios de correferencialidade anafórica pronominal. Todas essas ocorrências são comumente empregadas em textos de diversas áreas, dos mais variados níveis, apresentados para revisão. Desvios, hoje, produzidos por adolescentes do ensino fundamental II, que, no entanto, podem persistir em suas vidas adultas. Portanto, cabe ao revisor de textos atenção quanto aos gêneros revisados e às finalidades dessas produções, empregando sempre o que for fundamental à adaptação do texto e à correta manutenção da linguagem empregada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-18T19:36:51Z No. of bitstreams: 1 51500889.pdf: 6039013 bytes, checksum: 6eb13aa7148e81ecac27f0b63638a057 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-18T19:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500889.pdf: 6039013 bytes, checksum: 6eb13aa7148e81ecac27f0b63638a057 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNeutralização da forma marcadapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCorreferênciapt_BR
dc.subjectConcordância nominal e verbalpt_BR
dc.titleReferente, não fuja!: análise dos desvios nos processos de concordância e correferência em redações escolarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
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