Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11882
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Grannier, Daniele Marcelle | - |
dc.contributor.author | Lopes, Filipe do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T19:36:57Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T19:36:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11882 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo, analisou-se dois típicos desvios comumente encontrados em redações escolares: os de concordâncias nominal e verbal e os de correferenciação anafórica. Todos esses desvios estão interligados por marcas textuais que os exigem harmonia sintática, morfológica e semântica dentro do discurso textual. O estudo, de natureza qualitativa, baseouse em 29 redações de alunos do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, de uma escola pública situada no Gama, em Brasília. Verificou-se que os desvios estudados obedecem a uma tendência de substituição das formas marcadas pelas não marcadas, que, no português brasileiro, são o masculino singular ou apenas o singular nos nomes; e as formas com flexão de terceira pessoa nos verbos. Percebeu-se que desvios de concordância analisados afetam várias relações sintagmáticas: substantivo-verbo; substantivo-modificador; substantivodeterminante; sujeito-predicativo. Enquanto os casos de referenciação estão voltados aos desvios de correferencialidade anafórica pronominal. Todas essas ocorrências são comumente empregadas em textos de diversas áreas, dos mais variados níveis, apresentados para revisão. Desvios, hoje, produzidos por adolescentes do ensino fundamental II, que, no entanto, podem persistir em suas vidas adultas. Portanto, cabe ao revisor de textos atenção quanto aos gêneros revisados e às finalidades dessas produções, empregando sempre o que for fundamental à adaptação do texto e à correta manutenção da linguagem empregada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-18T19:36:51Z No. of bitstreams: 1 51500889.pdf: 6039013 bytes, checksum: 6eb13aa7148e81ecac27f0b63638a057 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-18T19:36:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500889.pdf: 6039013 bytes, checksum: 6eb13aa7148e81ecac27f0b63638a057 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-18T19:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500889.pdf: 6039013 bytes, checksum: 6eb13aa7148e81ecac27f0b63638a057 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Neutralização da forma marcada | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Correferência | pt_BR |
dc.subject | Concordância nominal e verbal | pt_BR |
dc.title | Referente, não fuja!: análise dos desvios nos processos de concordância e correferência em redações escolares | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500889.pdf | 5.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.