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dc.contributor.advisorFoina, Paulo Rogério-
dc.contributor.authorMuniz, Sérgio Fernando Lopes da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-03T18:45:19Z-
dc.date.available2018-05-03T18:45:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMUNIZ,Sérgio FErnando Lopes da Silva.Comparação das práticas de aquisição preconizadas pela Administração Pública Federal e o PMBOK: um estudo de caso no ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. 2016. 110 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11905-
dc.description.abstractNo Brasil, os processos de aquisição do Governo são regidos pelos dispositivos da Lei 8666/1993. Tendo em vista que uma parcela significativa do orçamento federal é executada por meio de aquisições, faz-se necessário realizar um estudo sistêmico sobre a forma como as compras governamentais são planejadas, executadas, controladas e encerradas. Neste estudo em particular, avalia-se a aderência daquelas etapas com as preconizadas pelo Guia PMBOK, que é amplamente aceito e reconhecido por oferecer boas práticas em gerenciamento de projetos. Sabendo que Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estava em processo de implantação de uma ferramenta de automação de processos de aquisição na sua unidade Sede, resolveu-se tomá-lo como ambiente de estudo dessa avaliação. Foram realizadas diversas entrevistas com áreas de negócio envolvidas nas aquisições ministeriais, desenho dos processos fundamentais de aquisições do Mapa Sede, além da realização de uma avaliação criteriosa entre todas as entradas, ferramentas e técnicas e saídas dos macroprocessos definidos pelo PMBOK, a Lei 8666/1993 e a IN04/2014. Em seguida foram definidos critérios para indicar a correlação entre a legislação brasileira de compras e os macroprocessos do PMBOK. Por fim, são apresentados os resultados detalhados sobre a maturidade das práticas do Mapa Sede com os dispostos no PMBOK, materializando-se assim a linha de base de compliance do Mapa x PMBOK. Tal resultado poderá ser utilizado para auxiliar na criação e priorização de políticas organizacionais que atuam no ciclo de vida de uma aquisição pública.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-03T18:45:19Z No. of bitstreams: 1 51500576.pdf: 2560186 bytes, checksum: e23aa034ddd82fd65122fd746b8680cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T18:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500576.pdf: 2560186 bytes, checksum: e23aa034ddd82fd65122fd746b8680cc (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompra governamentalpt_BR
dc.subjectGerenciamento da aquisição do projetopt_BR
dc.subjectLei 8666/1993pt_BR
dc.subjectIN 04/2014pt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectGestão e fiscalização de contrato administrativopt_BR
dc.subjectGovernment procurementpt_BR
dc.subjectProject acquisition managementpt_BR
dc.subjectLaw 8666/1993pt_BR
dc.subjectIN 04/2014pt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectManagement and public procurements control processpt_BR
dc.titleComparação das práticas de aquisição preconizadas pela Administração Pública Federal e o PMBOK: um estudo de caso no ministério da agricultura, pecuária e abastecimentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIn Brazil, government's procurement processes are conducted by observing the Law 8666/1993 contents. We know that an important portion of the federal budget is executed by buying processes, it is necessary to conduct a systematic study about the government purchases are planned, executed, controlled and finished. In this particular case, we evaluated the adherence between those steps and PMBOK Guide tips, which is widely accepted and recognized for offering best practices in project management. After meeting the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply was implementing an automation tool procurement processes at its headquarters, we decided to take it as a case in our survey. We have made a lot of interviews with business areas involved in: procurement processes, Mapa´s headquarters fundamental procurement processes designing, and conducting a thorough evaluation of all the inputs, tools and techniques, and outputs of the macro processes defined by the PMBOK, the Law 8666/1993 and the IN04/2014. Then we defined criteria in order to indicate the correlation between current Brazilian procurement laws and macro processes of the PMBOK. Finally, we present the detailed results of Mapa´s practices maturity with PMBOK recommended contents, delivering a Mapa x PMBOK baseline compliance. We believe that in the future this result can be used to provide an input for creating and prioritizing organizational policies that act in public acquisition lifecycle.pt_BR
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