Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Fátima Silveira dos-
dc.contributor.authorJesus, Vera Lúcia de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-11T19:10:39Z-
dc.date.available2018-05-11T19:10:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJESUS, Vera Lúcia de Oliveira. Os risos e as lágrimas dos homens: um estudo sobre o delírio paranoico de Rubião, personagem de Machado de Assis. 2016. 64 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12020-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma pesquisa teórica em psicanálise sobre a paranoia, investigando a sua etiologia, à luz de Freud, Ferenczi, Lacan e comentadores. O objetivo é identificar as modificações sofridas pelo sujeito no seu embate com a realidade, bem como seu narcisismo – uma vez que o papel do ego é fundamental nessa questão -, erotomania, delírios de grandeza, ciúme, nessa estrutura clínica chamada psicose. O método utilizado foi o da leitura comentada do texto literário Quincas Borba, de Machado de Assis, aplicando-se conceitos da psicanálise, numa conexão entre as duas áreas, evidenciando que a literatura e a arte são fontes de conhecimento, o que é reconhecido pela psicanálise. Assim, procuramos demonstrar que o transtorno mental apresentado pela personagem Rubião corresponde a um quadro descrito pela psicanálise, ou seja, o da paranoia, com suas peculiaridades e também semelhanças com o da neurose obsessiva. Para tanto, analisamos o relacionamento do protagonista com as personagens Quincas Borba, Palha e Sofia, uma vez que esses foram fundamentais como objetos do afeto e agentes potencializadores da psicose de Rubião. Consideramos, enfim, que a obra literária é fonte legítima como conhecimento da psique humana, o que também foi amplamente reconhecido por Freud.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2018-05-11T19:09:55Z No. of bitstreams: 1 51105424.pdf: 833752 bytes, checksum: 94a6211d4492a44a47989d15bbf0acc6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-05-11T19:10:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51105424.pdf: 833752 bytes, checksum: 94a6211d4492a44a47989d15bbf0acc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T19:10:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51105424.pdf: 833752 bytes, checksum: 94a6211d4492a44a47989d15bbf0acc6 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectParanoiapt_BR
dc.subjectDelíriopt_BR
dc.subjectNarcissismpt_BR
dc.subjectMegalomaniapt_BR
dc.subjectCiúmept_BR
dc.subjectParanoiapt_BR
dc.subjectDelusionpt_BR
dc.subjectNarcissismopt_BR
dc.subjectMegalomaniapt_BR
dc.subjectJealousypt_BR
dc.titleOs risos e as lágrimas dos homens: um estudo sobre o delírio paranoico de Rubião, personagem de Machado de Assispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasThis is a theoretical research on psychoanalysis concerning paranoia, investigating its origins under Freud, Ferenczi, Lacan and other commentators. It aims to identify the changes incurred by the subject in his battle against reality, as well as his narcissism - since the ego plays a fundamental role in this issue - erotomania, delusions of grandness, jealousy, in this clinical structure called psychosis. The method employed is a commentated reading of a literary work by Machado de Assis, Quincas Borba, by applying concepts of psychoanalysis and therefore connecting both areas of knowledge and highlighting that literature and art are sources of knowledge, which is accepted by psychoanalysis. Therefore, we aim to demonstrate that the mental disturbances shown by the character named Rubiao correspond to a condition described by psychoanalysis as paranoia, with its particularities and resemblances with obsessive neurosis. For that, we analyse his relationships with other characters such as Quincas Borba, Palha and Sofia, who played fundamental roles as objects of Rubiao's affection and as catalysts of his psychosis. Finally, we understand that literary art is a legitimate source of knowledge of the human psyche, which was also recognised by Freud.pt_BR
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51105424.pdf814.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.