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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12040
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Zavaroni, Dione de Medeiros Lula | - |
dc.contributor.author | Silva, Wanessa Kesya Moreira Gonçalves Da | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T18:36:37Z | - |
dc.date.available | 2018-05-14T18:36:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wanessa Kesya Moreira Gonçalves da. A influência da Teoria de Winnicott na clínica contemporânea com crianças autistas. 2016. 45 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12040 | - |
dc.description.abstract | O analista ganha outro lugar na situação transferencial dentro da clínica psicanalítica com a criança autista, que se estende para além da função de intérprete, a partir do pensamento de Winnicott. Winnicott deu importância à relação primitiva entre mãe-bebê e ao ambiente para a constituição do sujeito. Dentre as suas ideias, enfatiza-se a questão do holding, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não verbais na relação transferencial. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo teórico sobre a clínica psicanalítica de crianças autistas a partir da obra de Winnicott e suas repercussões na clínica psicanalítica contemporânea com essas crianças. Foi realizada uma revisão bibliográfica de textos de Winnicott e de autores atuais que escrevem e utilizam a teoria dele. Aborda-se a importância dos vínculos sensoriais como o olhar e o corpo (JANUARIO, 2012), a relevância da sensoriedade da voz ao formar um ambiente holding sonoro (FONSECA, 2005) e o recurso técnico da imitação ao analista não-intérprete (TAFURI, 2003). Segundo essas autoras, todas essas formas de estar com a criança autista em análise permitem a formação de um ambiente de holding, o estabelecimento da relação analítica e a constituição psíquica do paciente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2018-05-12T18:07:28Z No. of bitstreams: 1 51500195.pdf: 314132 bytes, checksum: 0cba746420ef91b4cd08ff77fad3b094 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise com criança | pt_BR |
dc.subject | Winnicott | pt_BR |
dc.subject | Holding | pt_BR |
dc.title | A influência da Teoria de Winnicott na clínica contemporânea com crianças autistas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
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