Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZavaroni, Dione de Medeiros Lula-
dc.contributor.authorSilva, Wanessa Kesya Moreira Gonçalves Da-
dc.date.accessioned2018-05-14T18:36:37Z-
dc.date.available2018-05-14T18:36:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Wanessa Kesya Moreira Gonçalves da. A influência da Teoria de Winnicott na clínica contemporânea com crianças autistas. 2016. 45 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12040-
dc.description.abstractO analista ganha outro lugar na situação transferencial dentro da clínica psicanalítica com a criança autista, que se estende para além da função de intérprete, a partir do pensamento de Winnicott. Winnicott deu importância à relação primitiva entre mãe-bebê e ao ambiente para a constituição do sujeito. Dentre as suas ideias, enfatiza-se a questão do holding, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não verbais na relação transferencial. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo teórico sobre a clínica psicanalítica de crianças autistas a partir da obra de Winnicott e suas repercussões na clínica psicanalítica contemporânea com essas crianças. Foi realizada uma revisão bibliográfica de textos de Winnicott e de autores atuais que escrevem e utilizam a teoria dele. Aborda-se a importância dos vínculos sensoriais como o olhar e o corpo (JANUARIO, 2012), a relevância da sensoriedade da voz ao formar um ambiente holding sonoro (FONSECA, 2005) e o recurso técnico da imitação ao analista não-intérprete (TAFURI, 2003). Segundo essas autoras, todas essas formas de estar com a criança autista em análise permitem a formação de um ambiente de holding, o estabelecimento da relação analítica e a constituição psíquica do paciente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2018-05-12T18:07:28Z No. of bitstreams: 1 51500195.pdf: 314132 bytes, checksum: 0cba746420ef91b4cd08ff77fad3b094 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-05-14T18:36:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500195.pdf: 314132 bytes, checksum: 0cba746420ef91b4cd08ff77fad3b094 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T18:36:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500195.pdf: 314132 bytes, checksum: 0cba746420ef91b4cd08ff77fad3b094 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicanálise com criançapt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectHoldingpt_BR
dc.titleA influência da Teoria de Winnicott na clínica contemporânea com crianças autistaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500195.pdf306.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.