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dc.contributor.advisorJanuário, Lívia Milhomem-
dc.contributor.authorSantos, Janaina Huanna Nunes-
dc.date.accessioned2018-05-14T18:45:13Z-
dc.date.available2018-05-14T18:45:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Janaina Huanna Nunes. A psicose e o ambiente do sujeito: um estudo à luz da teoria de winnicott. 2017. 46 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12052-
dc.description.abstractNa obra de Winnicott, a função do ambiente é transmitida como elemento fundamental para que o ser humano tenha os recursos necessários para se constituir. Para o desenvolvimento desses recursos ser possível, é importante que, no inicio de sua vida, ao sujeito sejam endereçados boas condições físicas e psíquicas. Em linhas gerais, o presente trabalho adota, como proposta para estudo, reflexões acerca da importância das provisões ambientais como facilitadoras para a constituição psíquica, atentando-se para a relação entre mãe e bebê. A área de interesse é a psicanálise, mais especificamente as contribuições de Winnicott no que tange ao desenvolvimento emocional primitivo e ao processo maturacional do ser humano. Para tanto, este estudo foi inspirado em um caso clínico transcrito, a fim de oferecer elementos para entender este fenômeno na experiência clínica, utilizando-se de uma discussão teórico-conceitual e uma pesquisa clínico-qualitativa para articular a teoria winnicottiana com a clínica psicanalítica. O intuito primordial é apresentar as noções de primeiro ambiente da criança e a função analítica de poder ser ambiente para casos que foram atravessados por falhas significativas, cujos desdobramentos podem constituir a psicose. Este trabalho é estruturado em três capítulos que apresentam os principais conceitos de Winnicott, a transcrição do caso clínico e o entrelaçamento entre a teoria e a prática clínica. Discute-se por fim, a importância de pensar o setting como um ambiente que possa fomentar a retomada do desenvolvimento emocional, a partir da compreensão da relação analítica enquanto instrumento norteador para as intervenções clínicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2018-05-12T19:53:27Z No. of bitstreams: 1 51600196.pdf: 386570 bytes, checksum: e27553cbce5a130bacd5d49ed999691b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-05-14T18:45:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51600196.pdf: 386570 bytes, checksum: e27553cbce5a130bacd5d49ed999691b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T18:45:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51600196.pdf: 386570 bytes, checksum: e27553cbce5a130bacd5d49ed999691b (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectPsicosept_BR
dc.subjectConstituição psíquicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emocional primitivopt_BR
dc.titleA psicose e o ambiente do sujeito: um estudo à luz da Teoria de Winnicottpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
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