Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Giovana Zappalá Porcaro-
dc.contributor.authorMendes, Camila de Azevedo-
dc.date.accessioned2018-05-22T18:44:36Z-
dc.date.available2018-05-22T18:44:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12100-
dc.description.abstractEste estudo partiu da perspectiva da psicologia organizacional e do trabalho e visou discutir o cenário da gestão por competências no Brasil. O objetivo geral foi descrever o uso e a implantação da gestão por competências, em organizações brasileiras, na perspectiva de estudos recentes. Para tanto, utilizou-se no referencial teórico os conceitos de competência de Fleury (2001) que define competência como o saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Dutra (2009; p.24) afirmou que a gestão por competências promove uma troca entre a organização e os indivíduos. A organização transfere o patrimônio e suporte para o enfrentamento dos desafios profissionais, enquanto as pessoas desenvolvem suas capacidades e transferem para a organização seu aprendizado. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura do período de 2010 a 2015 a partir do Google Acadêmico, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória sobre o conhecimento acumulado e sistematizado. Foram identificados sete estudos de caso, sendo quatro em organizações públicas e sete em organizações privadas brasileiras. Concluiu-se que os fatores dificultadores são muito similares entre as instituições públicas e, variam muito entre as instituições privadas. Nas instituições públicas, o fator sempre identificado está relacionado à cultura organizacional. Nas instituições privadas analisadas, as concepções e práticas são muito diferenciadas devido à realidade e necessidades, não havendo um padrão identificado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-22T18:44:36Z No. of bitstreams: 1 51200867.pdf: 573409 bytes, checksum: c830afdfb259f30b23a0cbd2e1235e8e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-22T18:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51200867.pdf: 573409 bytes, checksum: c830afdfb259f30b23a0cbd2e1235e8e (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompetência organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetência específicapt_BR
dc.subjectModelo de competênciapt_BR
dc.subjectGestão por competência no Brasilpt_BR
dc.titleCenário da implantação de gestão por competências no Brasil: levantamento bibliográfico de pesquisas publicadas de 2010 a 2015pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51200867.pdf559.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.