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dc.contributor.authorSantos, Mariana Marques dos-
dc.date.accessioned2018-05-29T17:50:25Z-
dc.date.available2018-05-29T17:50:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Marques dos. A correlação entre cultura de gestão do erro e satisfação no trabalho sob o ponto de vista de servidores e empregados públicos do DF. 2016. 55 f. Monografia (Especialização gestão de pessoa e coaching) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12153-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre características de um ambiente com cultura de gestão do erro e a percepção de satisfação no trabalho no âmbito do funcionalismo público do Distrito Federal (DF). Entende-se satisfação no trabalho como “a totalização do quanto o indivíduo que trabalha vivencia experiências prazerosas no contexto das organizações” (SIQUEIRA, 2008, p. 267). Quanto à cultura de gestão do erro, utilizou-se a definição, baseada no trabalho de Van Dyck et al. (2005), de que cultura apoiada na Gestão do Erro é aquela que aceita que erros não podem ser completamente eliminados e incorpora práticas voltadas para a comunicação aberta sobre erros e manejo das consequências deles provenientes, minimizando danos e otimizando o desempenho organizacional. Para o alcance dos objetivos propostos, foram aplicadas a Escala de Cultura Organizacional de Gestão do Erro (ECGE) e a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), junto a 160 servidores públicos lotados no DF. Os dados foram analisados de forma a obter evidências de validade das escalas e avaliar a correlação entre as variáveis, por meio de Correlações de Pearson. Os resultados obtidos apontaram evidências de validade de ambas as escalas, indicando estabilidade de suas estruturas fatoriais. Com relação às correlações, observou-se que existe relação linear positiva entre a cultura de gestão do erro e todos os fatores de satisfação no trabalho. Os dados vão ao encontro com a literatura da área que indica que características deste tipo de cultura, tais como autonomia, flexibilidade e comunicação aberta, são promotoras da satisfação com o trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-29T17:50:25Z No. of bitstreams: 1 51404650.pdf: 615698 bytes, checksum: 0622b08bd6f6c32fdcb276f7a2da290f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-29T17:50:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51404650.pdf: 615698 bytes, checksum: 0622b08bd6f6c32fdcb276f7a2da290f (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleA correlação entre cultura de gestão do erro e satisfação no trabalho sob o ponto de vista de servidores e empregados públicos do DFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorSousa, Giovana Zappalá Porcaropt_BR
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching

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