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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12169
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Faria, Sandra Cristina dos Reis Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-30T18:18:28Z | - |
dc.date.available | 2018-05-30T18:18:28Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Sandra Cristina dos Reis Guimarães. Feedback – diálogo para o desenvolvimento da pessoa e da organização . 2017. 65 f. Monografia (Especialização gestão de pessoa e coaching) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12169 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo apresentar o feedback como ferramenta de desenvolvimento da pessoa e, consequentemente, da organização. Cabe ressaltar que apesar do feedback não ser parte da cultura latina, nem da cultura das organizações e também não ser prática sistematizada dentro da maioria das empresas, está presente em vários processos de Gestão de Pessoas. Para fundamentação deste trabalho foi realizada uma vasta revisão bibliográfica sobre o tema, na busca de um diálogo com autores, tradicionais e contemporâneos, referências no tema feedback. O tema foi abordado em três capítulos. O primeiro capítulo descreve a origem do termo “feedback”; os diferentes conceitos de feedback na perspectiva de diversos autores, clássicos e modernos; a Janela Johari; e por fim, a importância do feedback, não limitando-se a apresentar apenas os benefícios do feedback, mas também os dilemas e fatores de descrença nesta ferramenta. O segundo capítulo aborda os princípios básicos que devem ser observados para que o feedback aconteça de maneira eficaz – relacionamento, verdade, sinceridade, ausência de julgamento, respeito, confiança, humildade, escuta ativa/escuta empática e a dimensão ético-psicológica (verdade e amor); os diversos tipos de feedback, classificados por diferentes autores; as etapas do feedback - o momento antes do feedback, de preparação para o diálogo, o momento do feedback, seu início, desenvolvimento e finalização, e o follow-up, o acompanhamento após o feedback; e, por fim, o feedforward é apresentado, como moderna ferramenta que surge a partir do feedback. O terceiro e último capítulo aborda a importância da cultura do diálogo e do aprendizado para que o feedback alcance resultados efetivos e, neste contexto, a relação entre feedback e mindset de crescimento é apresentada. Conclui-se que para que o feedback seja de fato um instrumento de desenvolvimento das pessoas e da organização é necessária uma crença genuína na mudança das pessoas e o desenvolvimento de uma cultura de crescimento e aprendizado, tanto da organização, quanto de seus empregados e líderes, um ambiente e uma cultura onde as pessoas se sintam encorajadas a dar e a receber feedbacks honestos, como diálogos verdadeiros em que haja um interesse genuíno no crescimento das pessoas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-30T18:18:28Z No. of bitstreams: 1 51500615.pdf: 876295 bytes, checksum: c7647e8ddf22411bf3581ee4bc329aed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-30T18:18:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500615.pdf: 876295 bytes, checksum: c7647e8ddf22411bf3581ee4bc329aed (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Feedforward | pt_BR |
dc.subject | Mindset | pt_BR |
dc.title | Feedback – diálogo para o desenvolvimento da pessoa e da organização | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Tonet, Helena | pt_BR |
Appears in Collections: | ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching |
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