Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12208
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMota, Rejane Bezerra-
dc.date.accessioned2018-06-02T13:31:32Z-
dc.date.available2018-06-02T13:31:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMOTA, Rejane Bezerra Leandro. Gestão de processos de negócio – BPM: um estudo de caso de avaliação da maturidade de uma organização do setor financeiro público. 2016. 70 f. Monografia (Especialização governança em tecnologia da informação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12208-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o nível de maturidade em Gestão de Processos de Negócio da organização estudada. A partir de uma pesquisa realizada internamente foi verificado um nível de maturidade de 2,7 na escala do CMM. Diante do atual cenário da organização Alfa fomos impulsionados a verificar se a percepção dos funcionários reflete o real nível de maturidade da organização. Para desenvolvimento deste trabalho apresentamos os conceito da Gestão de Processos de Negócio (BPM) e os modelos de maturidade de BPM. Para análise dos dados da pesquisa interna foi aplicada a técnica do Grupo Focal, que consiste em reunir especialistas de BPM da organização para avaliar o nível de maturidade. Foi utilizado o modelo de maturidade de Rosemann e Bruin, por ser completo e por ter sido testado em várias empresas para validação do método. O modelo avalia seis fatores chave e suas respectivas áreas de capacitação. Os resultados obtidos com o estudo mostraram uma divergência entre a pesquisa interna e a análise do Grupo Focal. Os especialistas avaliaram que a organização Alfa apresenta um nível de maturidade de 1,6 na escala CMM. Este resultado apresenta-se condizente com a situação do mercado, considerando que em uma pesquisa realizada em empresas do mundo todo apresentou nível de maturidade de 2 na escala do CMM. As empresas têm investido em definição de seus processos, mas não têm investido em alinhar os processos em toda a empresa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-02T13:31:32Z No. of bitstreams: 1 51400223.pdf: 957103 bytes, checksum: d82797e2177bd1ba8731179e4c21e721 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-02T13:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51400223.pdf: 957103 bytes, checksum: d82797e2177bd1ba8731179e4c21e721 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de processos de negóciopt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectNível de maturidadept_BR
dc.subjectFator chavept_BR
dc.subjectÁrea de capacitaçãopt_BR
dc.titleGestão de processos de negócio – BPM: um estudo de caso de avaliação da maturidade de uma organização do setor financeiro públicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorLyra, Mauríciopt_BR
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Governança em tecnologia da informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400223.pdf934.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.