Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12222
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação para democracia: a experiência do programa estágio-visita de curta duração da Câmara dos Deputados no ano de 2015
Authors: Silva, Luciana Matta de Andrade e
metadata.dc.contributor.advisor: Guilamon, Siegrid
Abstract: Analisa os possíveis efeitos gerados pelo Programa Estágio-Visita de Curta Duração da Câmara dos Deputados nos participantes de 2015. O Estágio-Visita é uma das iniciativas do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados com o intuito de educar a sociedade quanto ao papel do Poder Legislativo, quanto aos procedimentos do processo legislativo e, principalmente, quanto aos conhecimentos, práticas e valores necessários para a vida em uma sociedade democrática, caracterizando a denominada educação para a democracia. A partir de pesquisa documental, descreve a história do programa, bem como seus objetivos, público-alvo e forma de ingresso, conteúdo e metodologias. Ademais, descreve o perfil dos participantes das edições de 2015 e, por fim, analisa os efeitos do programa sobre eles, a partir da análise das avaliações feitas pelos egressos. Conclui-se que a experiência de participação no Estágio-Visita propiciou a percepção de aprendizagem significativa e despertou o interesse na participação política naqueles que participaram das edições do ano de 2015.
Keywords: Democracia
Educação para democracia
Letramento político
Estágio-visita
Citation: SILVA, Luciana Matta de Andrade e. Educação para democracia: a experiência do programa estágio-visita de curta duração da Câmara dos Deputados no ano de 2015. 2016. 44 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12222
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - MBA em Gestão pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500110.pdf706.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.