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dc.contributor.advisorSantana, Raquel Soares de-
dc.contributor.authorSiqueira, Ana Paula Chediak-
dc.date.accessioned2018-06-18T18:48:19Z-
dc.date.available2018-06-18T18:48:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Paula Chediak. A inclusão do estudante com síndrome de down na rede regular de ensino. 2017. 40 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12336-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou analisar os benefícios da inclusão do estudante com Síndrome de Down na educação infantil do ensino regular, buscou-se compreender este processo de inclusão. É dado especial enfoque, nesse estudo, as possibilidades de ensino na escola regular da educação infantil. Para isso, foram analisadas entrevistas com profissionais da rede Municipal, CMEI da região leste da cidade de Goiânia – Goiás. Para realização deste trabalho, buscou-se problematizar a aprendizagem do aluno com síndrome de Down no ensino regular, ressaltando a importância da participação de toda a equipe pedagógica, colegas de turma, todo o âmbito escolar, visando a possibilidade da inclusão escolar, visto que mesmo com diferenças, todos temos o direito de participar ativamente do processo educacional. Ressaltam assim o levantamento e análise documental, como procedimentos metodológicos básicos para a realização deste projeto, foram realizadas pesquisas documentais e bibliográficas a partir de autores que discutem a inclusão escolar, assim como a inclusão do aluno com síndrome de Down no ensino regular. A finalidade deste estudo buscou demonstrar a importância de não se distinguir as pessoas, independente de suas condições psíquicas ou físicas, atentando para a não segregação, ou seja, que todos ensinamos e aprendemos, somos capazes de construir e sistematizar os conhecimentos, porém nunca sozinhos, afinal, precisamos do outro para dialogar com nossas diferenças e assim aprender. Assim, explanada a ideia de que a inclusão possui boas chances de dar certo, o psicopedagogo institucional trabalha com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar ao ato educativo, de oferecer igualdade de oportunidade a todos. Os dados coletados constataram práticas inclusivas benéficas para o desenvolvimento acadêmico e social do estudante com Síndrome de Down. Os resultados também indicaram um ensino baseado na diversidade, evidenciando a importância das atitudes, principalmente dos professores, para o sucesso da educação inclusiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-18T18:48:19Z No. of bitstreams: 1 51500525.pdf: 1091798 bytes, checksum: 248026461c30c28d24e30a46210af2c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-18T18:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500525.pdf: 1091798 bytes, checksum: 248026461c30c28d24e30a46210af2c4 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPsicopedagogia institucionalpt_BR
dc.titleA inclusão do estudante com síndrome down na rede regular de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
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