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dc.contributor.advisorSantana, Raquel Soares de-
dc.contributor.authorSilva, Sissa de Assis Passos-
dc.date.accessioned2018-06-18T18:51:27Z-
dc.date.available2018-06-18T18:51:27Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Sissa de Assis Passos. O trabalho institucional do psicólogo escolar itinerante: um estudo na SEDF. 2017. 48 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12337-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como proposta a análise da dinâmica de trabalho dos Psicólogos Escolares Itinerantes das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem/SEDF, visto que muitos profissionais atuam em mais de duas escolas devido ao baixo quantitativo de profissionais dessa área na educação. Os principais objetivos foram conhecer como os profissionais se organizavam para atender às demandas das escolas, entender as diferentes concepções práticas e teóricas que fundamentavam as atuações dos psicólogos e compreender o que eles identificavam como desafios e potencialidades na itinerância. Foi discutido sobre o trabalho do psicólogo institucional escolar, as contribuições da psicopedagogia institucional escolar e a respeito do trabalho da EEAA/SEDF e da itinerância dentro dessa atuação. O embasamento teórico foi realizado a partir da perspectiva histórico cultural de Vygotski- principal referencial da Orientação Pedagógica que rege o trabalho da EEAA- e de pesquisadores que estudam o contexto da Psicologia Escolar como Claisy Maria Marinho e Leonardo Nunes (2010). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações da atuação de três psicólogos escolares itinerantes, um deles com atuação em quatro escolas e duas psicólogas responsáveis por três instituições de ensino. Eles trouxeram em suas falas diferentes concepções a respeito da itinerância e do papel do psicólogo escolar como um mediador, levantaram importantes questões a respeito dos paradoxos da itinerância, como sendo algo desafiador para a atuação institucional e ao mesmo tempo como facilitador de encontros e contatos com diferentes formas de intervir no contexto educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-18T18:51:27Z No. of bitstreams: 1 51500590.pdf: 662154 bytes, checksum: b050ecbe62ea5f1e244e1ec587fdb561 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-18T18:51:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500590.pdf: 662154 bytes, checksum: b050ecbe62ea5f1e244e1ec587fdb561 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicólogo escolarpt_BR
dc.subjectItinerânciapt_BR
dc.subjectAtuação institucionalpt_BR
dc.titleO trabalho institucional do psicólogo escolar itinerante: um estudo na SEDFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
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