Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12354
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ilsimara Moraes da | - |
dc.contributor.author | Bernardes, Carolina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T11:47:16Z | - |
dc.date.available | 2018-07-19T11:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDES, Carolina Gomes. O aprendizado fora do contexto escolar: discutindo a opinião de famílias que optaram por esse sistema. 2018. 102 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12354 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo discutir como as famílias compreendem a educação fora do contexto escolar, investigando como a literatura discute o tema e a organização das famílias que optaram por esse sistema na educação dos filhos. Nesse sentido, o estudo trouxe um breve relato da educação domiciliar no País, enfatizando as contribuições de teóricos como: John Holt, Ivan Illich e Paul Goodman que defendem a desinstitucionalização do aprender. Esses autores tecem crítica ao monopólio estatal que promove a ideia de que a aprendizagem acontece apenas no contexto escolar, e defendem a tese que a criança pode ser capaz de aprender sem a necessidade de ir a um local institucionalizado. O estudo se baseia em metodologia qualitativa, para tanto realiza entrevistas semiestruturadas com quatro famílias de diferentes localidades no país. Os resultados discutem os dados construídos em quatro categorias temáticas: ocupação dos pais das crianças educadas fora do contexto escolar; valorização da criatividade no processo de aprendizagem/desenvolvimento da criança; o respeito ao desejo da criança de sair da escola; a socialização da criança fora do contexto escolar. Os resultados do estudo corroboram a literatura consultada e demonstram que os pais buscam um processo educacional distinto do que vem sendo oferecido no contexto escolar institucionalizado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-07-12T11:46:44Z No. of bitstreams: 1 20821508.pdf: 799509 bytes, checksum: df4c5be745cd59d1618a12a123c5d911 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-07-19T11:47:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20821508.pdf: 799509 bytes, checksum: df4c5be745cd59d1618a12a123c5d911 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-19T11:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20821508.pdf: 799509 bytes, checksum: df4c5be745cd59d1618a12a123c5d911 (MD5) Previous issue date: 2018-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem fora da escola | pt_BR |
dc.subject | Desescolarização | pt_BR |
dc.title | O aprendizado fora do contexto escolar: discutindo a opinião de famílias que optaram por esse sistema | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-07 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20821508.pdf | 780.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.