Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Ilsimara Moraes da-
dc.contributor.authorBernardes, Carolina Gomes-
dc.date.accessioned2018-07-19T11:47:16Z-
dc.date.available2018-07-19T11:47:16Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationBERNARDES, Carolina Gomes. O aprendizado fora do contexto escolar: discutindo a opinião de famílias que optaram por esse sistema. 2018. 102 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12354-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo discutir como as famílias compreendem a educação fora do contexto escolar, investigando como a literatura discute o tema e a organização das famílias que optaram por esse sistema na educação dos filhos. Nesse sentido, o estudo trouxe um breve relato da educação domiciliar no País, enfatizando as contribuições de teóricos como: John Holt, Ivan Illich e Paul Goodman que defendem a desinstitucionalização do aprender. Esses autores tecem crítica ao monopólio estatal que promove a ideia de que a aprendizagem acontece apenas no contexto escolar, e defendem a tese que a criança pode ser capaz de aprender sem a necessidade de ir a um local institucionalizado. O estudo se baseia em metodologia qualitativa, para tanto realiza entrevistas semiestruturadas com quatro famílias de diferentes localidades no país. Os resultados discutem os dados construídos em quatro categorias temáticas: ocupação dos pais das crianças educadas fora do contexto escolar; valorização da criatividade no processo de aprendizagem/desenvolvimento da criança; o respeito ao desejo da criança de sair da escola; a socialização da criança fora do contexto escolar. Os resultados do estudo corroboram a literatura consultada e demonstram que os pais buscam um processo educacional distinto do que vem sendo oferecido no contexto escolar institucionalizado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-07-12T11:46:44Z No. of bitstreams: 1 20821508.pdf: 799509 bytes, checksum: df4c5be745cd59d1618a12a123c5d911 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-07-19T11:47:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20821508.pdf: 799509 bytes, checksum: df4c5be745cd59d1618a12a123c5d911 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T11:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20821508.pdf: 799509 bytes, checksum: df4c5be745cd59d1618a12a123c5d911 (MD5) Previous issue date: 2018-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação domiciliarpt_BR
dc.subjectAprendizagem fora da escolapt_BR
dc.subjectDesescolarizaçãopt_BR
dc.titleO aprendizado fora do contexto escolar: discutindo a opinião de famílias que optaram por esse sistemapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-07-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20821508.pdf780.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.