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dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorCarvalho, Raissa Seabra de-
dc.date.accessioned2018-07-19T11:51:08Z-
dc.date.available2018-07-19T11:51:08Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Raissa Seabra de. Estereótipos de gênero no cinema infantil: o "olhar" de crianças e de psicólogos/as clínicos/as. 2018. 80 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12357-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção de crianças na faixa etária entre 7 e 9 anos e de psicólogos/as clínicos/as acerca dos estereótipos de gênero nos filmes infantis. A base teórica adotada está ancorada nas contribuições da Psicologia Cultural e foram também utilizadas algumas contribuições teóricas da Psicanálise. Quanto à metodologia, foi utilizada a proposta qualitativa de pesquisa inspirada na Epistemologia Qualitativa de González-Rey e, para a análise das informações construídas na pesquisa de campo, o método de análise de conteúdo com a construção de categorias analíticas temáticas. As entrevistas realizadas foram individuais e semiestruturadas e, nas entrevistas com as crianças, além do roteiro semiestruturado, foram mostradas também algumas cenas previamente selecionadas de filmes infantis, além da produção de um desenho por cada uma delas. Os participantes foram três crianças com idades entre 7 e 9 anos e três psicólogos/as clínicos/as infantis. A análise das entrevistas indicou que existe uma mescla entre questionamento e concordância em relação aos estereótipos de gênero tradicionais associados à feminilidade e à masculinidade por parte das crianças, o que foi coerente com a percepção dos psicólogos/as clínicos/as infantis entrevistados/as. Entretanto, para que façamos parte de uma sociedade mais igualitária, é necessário o diálogo e um maior questionamento desses estereótipos. Além disso, ficou evidente a importância e a fertilidade da utilização de recursos imagéticos na interação e no trabalho educativo com crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-07-12T12:07:37Z No. of bitstreams: 1 21306927.pdf: 1072567 bytes, checksum: 4cbe07b6f9351058d26a4c89b5951fef (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-07-19T11:51:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21306927.pdf: 1072567 bytes, checksum: 4cbe07b6f9351058d26a4c89b5951fef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T11:51:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21306927.pdf: 1072567 bytes, checksum: 4cbe07b6f9351058d26a4c89b5951fef (MD5) Previous issue date: 2018-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstereótipo de gêneropt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPsicologia culturalpt_BR
dc.titleEstereótipos de gênero no cinema infantil: o "olhar" de crianças e de psicólogos/as clínicos/aspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-06-
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