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dc.contributor.authorBrito, Thereza Raquel Pereira de-
dc.date.accessioned2018-07-19T12:03:55Z-
dc.date.available2018-07-19T12:03:55Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12368-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade, pertencimento étnico-racial e diversidade no contexto escolar. A partir de uma pesquisa qualitativa, com professores da educação básica do Distrito Federal, a qual fez uso de entrevistas individuais com dois professores de ensino público e um de ensino particular, foram-se levantados alguns questionamentos. São eles: como promover um ambiente mais igualitário e que estimule a reflexão acerca das questões de gênero, sexualidade e raça? Como desconstruir o preconceito de forma respeitosa? Como a escola e os profissionais de educação podem contribuir para essa desconstrução? Sendo assim, o estudo indicou a importância de um maior investimento na formação de professores para que eles saibam lidar de forma mais construtiva e respeitosa com as questões de gênero, sexualidade e raça. Apontou, também, a necessidade de investir na promoção de debates e reflexões críticas acerca do preconceito, de estereótipos e práticas discriminatórias a fim de englobar a diversidade da sociedade brasileira, ao invés, de colaborar com os mecanismos de manutenção de exclusão. Visto que, o preconceito por possuir profundas raízes histórico-culturais, perpassa inúmeras dimensões (sociais, afetivas e culturais) e para desconstruí-lo é necessário ter muita cautela. Portanto, a instituição escolar, com todo o seu potencial de ressignificação e desconstrução de práticas violentas ainda tem muito a acrescentar em prol de um ambiente mais igualitário e menos repressor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-07-12T14:32:42Z No. of bitstreams: 1 21502401 .pdf: 301134 bytes, checksum: d0abe9d2740775e732b02974c0a59a1e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-07-19T12:03:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21502401 .pdf: 301134 bytes, checksum: d0abe9d2740775e732b02974c0a59a1e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T12:03:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21502401 .pdf: 301134 bytes, checksum: d0abe9d2740775e732b02974c0a59a1e (MD5) Previous issue date: 2018-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleDiversidade na escola e crenças de profissionais: reprodução de estereótipos ou promoção de respeito?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-06-
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