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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12368
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Brito, Thereza Raquel Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T12:03:55Z | - |
dc.date.available | 2018-07-19T12:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12368 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade, pertencimento étnico-racial e diversidade no contexto escolar. A partir de uma pesquisa qualitativa, com professores da educação básica do Distrito Federal, a qual fez uso de entrevistas individuais com dois professores de ensino público e um de ensino particular, foram-se levantados alguns questionamentos. São eles: como promover um ambiente mais igualitário e que estimule a reflexão acerca das questões de gênero, sexualidade e raça? Como desconstruir o preconceito de forma respeitosa? Como a escola e os profissionais de educação podem contribuir para essa desconstrução? Sendo assim, o estudo indicou a importância de um maior investimento na formação de professores para que eles saibam lidar de forma mais construtiva e respeitosa com as questões de gênero, sexualidade e raça. Apontou, também, a necessidade de investir na promoção de debates e reflexões críticas acerca do preconceito, de estereótipos e práticas discriminatórias a fim de englobar a diversidade da sociedade brasileira, ao invés, de colaborar com os mecanismos de manutenção de exclusão. Visto que, o preconceito por possuir profundas raízes histórico-culturais, perpassa inúmeras dimensões (sociais, afetivas e culturais) e para desconstruí-lo é necessário ter muita cautela. Portanto, a instituição escolar, com todo o seu potencial de ressignificação e desconstrução de práticas violentas ainda tem muito a acrescentar em prol de um ambiente mais igualitário e menos repressor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-07-12T14:32:42Z No. of bitstreams: 1 21502401 .pdf: 301134 bytes, checksum: d0abe9d2740775e732b02974c0a59a1e (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-19T12:03:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21502401 .pdf: 301134 bytes, checksum: d0abe9d2740775e732b02974c0a59a1e (MD5) Previous issue date: 2018-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | Diversidade na escola e crenças de profissionais: reprodução de estereótipos ou promoção de respeito? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-06 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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