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dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorReis, Lucas Vinícius Santana dos-
dc.date.accessioned2018-07-19T12:06:58Z-
dc.date.available2018-07-19T12:06:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12372-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade étnico racial no contexto escolar. A realização deste estudo é importante porque a escola entendida como um espaço sociocultural, os quais por meio dos discursos e práticas cotidianas, influenciam diretamente na formação identitária do indivíduo. Nesse processo, diversas formas de preconceito e práticas discriminatórias são reproduzidas de forma sútil e despercebida. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, seguidas apresentação de imagens previamente selecionadas, com professores/as do ensino fundamental e médio. Essas entrevistas foram realizadas no local de trabalho dos participantes, ou seja, nas escolas. Para análise dos resultados e sua discussão, foram construídas três categorias analíticas temáticas a partir dos objetivos de pesquisa. Os resultados indicaram que os/as professores/as têm compreensão acerca do tema e concordam sobre a relevância da discussão dessas temáticas no âmbito escolar. Os participantes evidenciaram ainda as lacunas na formação inicial e continuada no que se refere ao tratamento dessas questões em sala de aula. Essas lacunas impactam diretamente na construção de estratégias pedagógicas na luta contra o preconceito no âmbito escolar. Logo, percebe-se o papel do/a professor/a na luta contra o preconceito, e como os investimentos na formação dos indivíduos faz toda diferença na hora de educar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-07-12T14:47:27Z No. of bitstreams: 1 21508203.pdf: 284778 bytes, checksum: bd6c2135d691b04bc8e54bf60f8b0681 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-07-19T12:06:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21508203.pdf: 284778 bytes, checksum: bd6c2135d691b04bc8e54bf60f8b0681 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T12:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21508203.pdf: 284778 bytes, checksum: bd6c2135d691b04bc8e54bf60f8b0681 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiversidade étnico racialpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleGênero, sexualidade e diversidade na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
Appears in Collections:PSI - Graduação

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