Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaldês, Roberto Ávila-
dc.contributor.authorAraújo, Taisson Oliveira-
dc.date.accessioned2013-09-19T17:16:24Z-
dc.date.available2013-09-19T17:16:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationARAÚJO, Taisson Oliveira. As importâncias da implantação de um CSC nos processos e custos de uma empresa. 2013. 25 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3885-
dc.description.abstractO objetivo desse artigo é analisar a implantação de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que é voltado para a prestação de serviços executada pela empresa para as funções de apoio ao negócio da organização. Tendo em vista atingir o objetivo geral que é avaliar os impactos ocorridos nos processos e custos de um grupo farmacêutico com sede em Brasília. Foram pesquisadas variáveis como treinamento; desenvolvimento pessoal; influência das mudanças estruturais, além das avaliações das metas estabelecidas. Tendo como base a pesquisa exploratória descritiva, assim buscando a identificação dos principais resultados obtidos nos processos e custos do grupo. A coleta dos dados foi através de questionários aplicados a 25 pessoas que já trabalhavam antes da implantação do CSC, podendo assim avaliar os resultados obtidos com as mudanças. Os resultados da tabulação demonstram uma relação entre as mudanças obtidas e a insegurança dos funcionários, afetando assim o atingimento das metas estabelecidas. Com relação aos impactos, quanto à estrutura e gestão, tem-se como principais considerações; as dificuldades de implantação, principalmente nos aspectos vinculados ao planejamento. Os resultados indicam que apesar do aparente sucesso da implantação do CSC, alguns pontos podem se tornar preocupantes para o não atingimento da melhora contínua proposta pelo CSC, como a insegurança e a instabilidade causada pela redução de pessoas nos setores e transferências de processos, exercidos anteriormente por outras áreas do grupo, fazendo com que desencadeasse uma resistência à mudança dos colaboradores, e também a falta de treinamento para os novos processos executados no grupo, agindo assim como mais um apoio à insegurança já antes mencionada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T17:16:24Z No. of bitstreams: 1 20600903.pdf: 876501 bytes, checksum: 5902d209113741bc06c582795c04bf43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-19T17:16:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20600903.pdf: 876501 bytes, checksum: 5902d209113741bc06c582795c04bf43 (MD5) Previous issue date: 2013-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCentro de Serviços Compartilhadospt_BR
dc.subjectImplantaçãopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectCusto de uma empresapt_BR
dc.titleAs influências da implantação de um CSC nos processos e custos de uma empresapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-06-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20600903.pdf855.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.