Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3889
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Clemente, Naiara Pedon Carvalho | - |
dc.contributor.author | Kotnick, Márcia Carrijo | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T17:54:05Z | - |
dc.date.available | 2013-09-19T17:54:05Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3889 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é a realização de uma pesquisa que tem como finalidade diagnosticar o letramento de alunos do Ensino Fundamental, realizado com um aluno da rede particular e um da rede pública. Este trabalho teve como objeto, o estudo da leitura baseado em autores como Smith (1989), Kleiman (2004;2005), Rojo (2006), Freire (1989), Soares (2003) e outros. Para a realização deste projeto foram aplicados “Protocolos de Leitura”, baseados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2010; 2012), que permitiram uma análise criteriosa dos conhecimentos dos alunos tanto no que se refere ao que aprendem na escola, como no que trazem como conhecimento prévio para o contexto escolar São aplicados dois protocolos de leitura em alunos do 9º ano do ensino fundamental. Tais protocolos consistem na leitura detalhada de um texto contínuo associado a um descontínuo, seguida de uma interpretação em que o professor tem a possibilidade de checar os conhecimentos gramaticais, lexicais e textuais do aluno. São divididos em blocos possibilitando uma melhor compreensão e com sua aplicação foi possível confirmar a sua eficácia, uma vez que foi possível, por intermédio da leitura e interpretação classificar o leitor como adequado, intermediário, crítico ou muito crítico. O protocolo de leitura foi registrado e depois transcrito na íntegra com os devidos comentários entre os blocos que permitem o entendimento do processo realizado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T17:54:05Z No. of bitstreams: 1 CORREÇÃO TCC 2 OK GRAVAR.pdf: 745543 bytes, checksum: 03f49e07e191dcee76053938affdf06a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-19T17:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORREÇÃO TCC 2 OK GRAVAR.pdf: 745543 bytes, checksum: 03f49e07e191dcee76053938affdf06a (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Protocolo de leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O protocolo de leitura como diagnóstico do letramento de alunos do 9° ano do ensino fundamental ll | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CORREÇÃO TCC 2 OK GRAVAR.pdf | 728.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.