Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorClemente, Naiara Pedon Carvalho-
dc.contributor.authorKotnick, Márcia Carrijo-
dc.date.accessioned2013-09-19T17:54:05Z-
dc.date.available2013-09-19T17:54:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3889-
dc.description.abstractO presente trabalho é a realização de uma pesquisa que tem como finalidade diagnosticar o letramento de alunos do Ensino Fundamental, realizado com um aluno da rede particular e um da rede pública. Este trabalho teve como objeto, o estudo da leitura baseado em autores como Smith (1989), Kleiman (2004;2005), Rojo (2006), Freire (1989), Soares (2003) e outros. Para a realização deste projeto foram aplicados “Protocolos de Leitura”, baseados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2010; 2012), que permitiram uma análise criteriosa dos conhecimentos dos alunos tanto no que se refere ao que aprendem na escola, como no que trazem como conhecimento prévio para o contexto escolar São aplicados dois protocolos de leitura em alunos do 9º ano do ensino fundamental. Tais protocolos consistem na leitura detalhada de um texto contínuo associado a um descontínuo, seguida de uma interpretação em que o professor tem a possibilidade de checar os conhecimentos gramaticais, lexicais e textuais do aluno. São divididos em blocos possibilitando uma melhor compreensão e com sua aplicação foi possível confirmar a sua eficácia, uma vez que foi possível, por intermédio da leitura e interpretação classificar o leitor como adequado, intermediário, crítico ou muito crítico. O protocolo de leitura foi registrado e depois transcrito na íntegra com os devidos comentários entre os blocos que permitem o entendimento do processo realizado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T17:54:05Z No. of bitstreams: 1 CORREÇÃO TCC 2 OK GRAVAR.pdf: 745543 bytes, checksum: 03f49e07e191dcee76053938affdf06a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-19T17:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORREÇÃO TCC 2 OK GRAVAR.pdf: 745543 bytes, checksum: 03f49e07e191dcee76053938affdf06a (MD5) Previous issue date: 2013-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProtocolo de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO protocolo de leitura como diagnóstico do letramento de alunos do 9° ano do ensino fundamental llpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORREÇÃO TCC 2 OK GRAVAR.pdf728.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.