Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3891
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | Moura, Suzana Araújo Lira | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T18:05:23Z | - |
dc.date.available | 2013-09-19T18:05:23Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3891 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa científica em questão propõe-se a identificar a presença de textos multissemióticos no planejamento de ensino de um professor de língua materna e perceber como seus alunos reagem diante dessa proposta no momento de realizarem suas produções textuais. Nesse contexto, procurou-se identificar as contribuições do Letramento Multimodal. O método utilizado foi o qualitativo, em face da complexidade dos fenômenos. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram um questionário semiestruturado aplicado ao professor regente e a ministração de uma aula promovendo a aplicação de atividades dissertativas. Assim, o objetivo desse estudo foi destacar a relevância de diversos modos de representação nas produções de texto para o Ensino Médio. Quanto ao resultado da análise, ficou evidente que o docente demonstra interesse em aplicar textos multimodais em seu planejamento de aula, porém é necessário ampliar sua noção de texto, tornando-a compatível com a proposta da Semiótica, do Letramento e da Multimodalidade. Em relação à regência, pode ser constatado que o texto multissemiótico aguça a capacidade crítica dos estudantes, tornando a aula produtiva cujos objetivos são atingidos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T18:05:23Z No. of bitstreams: 1 MULTISSEMIOSES-MULTILETRAMENTOS-SUZANA-21130429.pdf: 1972545 bytes, checksum: a81d6cc1cf750c7ba8f7a9f8e532ce10 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-19T18:05:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MULTISSEMIOSES-MULTILETRAMENTOS-SUZANA-21130429.pdf: 1972545 bytes, checksum: a81d6cc1cf750c7ba8f7a9f8e532ce10 (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Multissemiose | pt_BR |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de texto | pt_BR |
dc.title | Multissemioses e multiletramentos: novas perspectivas do ensino do texto para o ensino médio em uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MULTISSEMIOSES-MULTILETRAMENTOS-SUZANA-21130429.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.