Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Rodrigo-
dc.contributor.authorMoura, Suzana Araújo Lira-
dc.date.accessioned2013-09-19T18:05:23Z-
dc.date.available2013-09-19T18:05:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3891-
dc.description.abstractA pesquisa científica em questão propõe-se a identificar a presença de textos multissemióticos no planejamento de ensino de um professor de língua materna e perceber como seus alunos reagem diante dessa proposta no momento de realizarem suas produções textuais. Nesse contexto, procurou-se identificar as contribuições do Letramento Multimodal. O método utilizado foi o qualitativo, em face da complexidade dos fenômenos. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram um questionário semiestruturado aplicado ao professor regente e a ministração de uma aula promovendo a aplicação de atividades dissertativas. Assim, o objetivo desse estudo foi destacar a relevância de diversos modos de representação nas produções de texto para o Ensino Médio. Quanto ao resultado da análise, ficou evidente que o docente demonstra interesse em aplicar textos multimodais em seu planejamento de aula, porém é necessário ampliar sua noção de texto, tornando-a compatível com a proposta da Semiótica, do Letramento e da Multimodalidade. Em relação à regência, pode ser constatado que o texto multissemiótico aguça a capacidade crítica dos estudantes, tornando a aula produtiva cujos objetivos são atingidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T18:05:23Z No. of bitstreams: 1 MULTISSEMIOSES-MULTILETRAMENTOS-SUZANA-21130429.pdf: 1972545 bytes, checksum: a81d6cc1cf750c7ba8f7a9f8e532ce10 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-19T18:05:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MULTISSEMIOSES-MULTILETRAMENTOS-SUZANA-21130429.pdf: 1972545 bytes, checksum: a81d6cc1cf750c7ba8f7a9f8e532ce10 (MD5) Previous issue date: 2013-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMultissemiosept_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEnsino de textopt_BR
dc.titleMultissemioses e multiletramentos: novas perspectivas do ensino do texto para o ensino médio em uma escola pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MULTISSEMIOSES-MULTILETRAMENTOS-SUZANA-21130429.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.