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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3896
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Medeiros Junior, Paulo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Larissa Regina Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T18:37:49Z | - |
dc.date.available | 2013-09-19T18:37:49Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3896 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa se debruça sobre a questão de como o professor de língua portuguesa lida com a diversidade linguística em sala de aula. A proposta foi investigar inicialmente se o professor trabalha com questões de variação em sala, tentando compreender como ele mesmo (docente) se posiciona em face de como seus alunos utilizam a língua em suas muitas possibilidades de realização. O trabalho, de cunho qualitativo, foi desenvolvido inicialmente por meio de pesquisa bibliográfica, com a finalidade de compor o arcabouço teórico que serviu de pano de fundo para a pesquisa. Além disso, realizou-se uma pesquisa de campo constituída da observação de aulas em escolas públicas e particulares e da coleta de dados por meio da aplicação de questionários e de entrevistas, cujo objetivo foi o de investigar a contribuição dos pressupostos teóricos da Sociolinguística nas aulas de Língua Portuguesa. Avaliou-se especificamente as terceiras séries do ensino médio. Para a constituição da análise, considerou-se principalmente Bortoni-Ricado (2004); Scherre (2005); Bagno (2009); e Castilho (2010). Trata-se de pesquisa de base etnográfica, de metodologia essencialmente qualitativa e interpretativa. O estudo revelou que a grande maioria dos alunos não tem acesso à reflexão sobre os pressupostos da sociolinguística no cotidiano escolar e muitos deles se sentem discriminados pela maneira como usam a língua, principalmente em sala de aula. As conclusões finais foram que, como se imaginava de início, os professores – apesar de terem recebido formação sobre a questão – não agem de modo a avaliar a variação como realidade e discriminam os usos da língua que representam um desvio daquilo que se chama norma padrão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T18:37:49Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 479985 bytes, checksum: e5ab3a71e85d71e4d9773f4189613541 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-19T18:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 479985 bytes, checksum: e5ab3a71e85d71e4d9773f4189613541 (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua padrão | pt_BR |
dc.subject | Variação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.title | A sociolinguística e o ensino da Língua Portuguesa em escolas públicas e privadas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
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