Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3897
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, André Luis Gomes | - |
dc.contributor.author | Leite, Maria Valdeci Viana | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T18:41:05Z | - |
dc.date.available | 2013-09-19T18:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3897 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga como os professores de literatura trabalham o texto literário em prosa, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em três escolas do Distrito Federal. Sabe-se que o ensino de literatura no Ensino Médio é direcionado ao preparo dos alunos para exames de acesso a cursos universitários, dando pouca atenção ao estudo das obras. Nesta pesquisa, procurei conhecer e refletir sobre as teorias de autores renomados que tratam desse tema, e verificar a quais aspectos das obras literárias era dada maior atenção; se o caráter historiográfico ou o humanístico e quais delas são priorizadas pelos professores e pelas escolas envolvidas. Os resultados apontam que, de uma maneira geral, os professores abordaram os conteúdos pela perspectiva historiográfica. Grande parte das obras mencionadas durante as aulas não foi lida pelos alunos. Como procedimentos metodológicos, destacam-se a exposição dialogada e os debates em sala. Percebi que as aulas dialogadas exerceram maior atração sobre os alunos no que se refere à construção de sentido. Outro dado relevante observado é o contraste entre o volume de conteúdos e o tempo disponível concorrendo para uma análise insuficiente do texto literário. Diante disso, defendo o letramento literário como forma de abordagem eficaz do texto literário em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T18:41:05Z No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 2151896 bytes, checksum: 613ee82da735e7f65f9b116f70a0ab64 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-19T18:41:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 2151896 bytes, checksum: 613ee82da735e7f65f9b116f70a0ab64 (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Vestibular | pt_BR |
dc.title | Performances pedagógicas de professores de literatura no ensino médio e a leitura do texto em prosa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.