Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, André Luis Gomes-
dc.contributor.authorLeite, Maria Valdeci Viana-
dc.date.accessioned2013-09-19T18:41:05Z-
dc.date.available2013-09-19T18:41:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3897-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga como os professores de literatura trabalham o texto literário em prosa, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em três escolas do Distrito Federal. Sabe-se que o ensino de literatura no Ensino Médio é direcionado ao preparo dos alunos para exames de acesso a cursos universitários, dando pouca atenção ao estudo das obras. Nesta pesquisa, procurei conhecer e refletir sobre as teorias de autores renomados que tratam desse tema, e verificar a quais aspectos das obras literárias era dada maior atenção; se o caráter historiográfico ou o humanístico e quais delas são priorizadas pelos professores e pelas escolas envolvidas. Os resultados apontam que, de uma maneira geral, os professores abordaram os conteúdos pela perspectiva historiográfica. Grande parte das obras mencionadas durante as aulas não foi lida pelos alunos. Como procedimentos metodológicos, destacam-se a exposição dialogada e os debates em sala. Percebi que as aulas dialogadas exerceram maior atração sobre os alunos no que se refere à construção de sentido. Outro dado relevante observado é o contraste entre o volume de conteúdos e o tempo disponível concorrendo para uma análise insuficiente do texto literário. Diante disso, defendo o letramento literário como forma de abordagem eficaz do texto literário em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T18:41:05Z No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 2151896 bytes, checksum: 613ee82da735e7f65f9b116f70a0ab64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-19T18:41:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 2151896 bytes, checksum: 613ee82da735e7f65f9b116f70a0ab64 (MD5) Previous issue date: 2013-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.titlePerformances pedagógicas de professores de literatura no ensino médio e a leitura do texto em prosapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.